A Comissão Europeia, através do projeto ST3ER, vai apoiar mais de 200 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do setor do turismo, media e criatividade com 1,5 milhões de euros. A iniciativa, dinamizada em Portugal pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, vai impulsionar projetos que promovam a transição digital e verde em cinco países europeus.

As candidaturas podem ser submetidas, em formato individual ou colaborativo, até ao dia 30 de setembro de 2024, através do website oficial do projeto ST3ER.

As PMEs podem submeter projetos individuais nas áreas verde e digital, com uma duração máxima de 12 meses, que terão acesso a um financiamento de 25 mil euros, mentoria especializada, participação em eventos, workshops e formações.  Para projetos colaborativos, ou seja, que envolvam entre duas a quatro PMEs, os apoios incluem 30 mil euros, mentoria especializada e acesso a eventos, workshops e formações.

Os projetos podem integrar soluções digitais – inteligência artificial, realidade aumentada, IOT, blockchain, entre outras – e verdes – economia circular, reciclagem, packaging sustentável, logística sustentável e demais áreas relacionadas com a sustentabilidade.  

Para serem elegíveis, as PMEs – de qualquer idade – devem atuar num dos CAEs definidos pela Comissão Europeia. Nos projetos colaborativos, deve ser designado um candidato principal que manterá o vínculo com a Comissão Europeia.

Esta iniciativa pretende impulsionar a competitividade e sustentabilidade do setor do turismo, incentivando a adoção de tecnologias digitais e práticas ambientais sustentáveis, além de fomentar a cooperação entre empresas e instituições dos países parceiros.