A Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) terá como membros nove docentes e investigadores da Universidade do Porto. São eles: Janete Santos, Hugo Braga Tavares e Miguel Ricou, da Faculdade de Medicina (FMUP); e Idalina Beirão, Ivone Silva, Judite Barbosa, Liane Costa, Mário Santos e Milton Severo, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Os novos membros da CEIC foram designados por despacho datado de 31 de julho, assinado pela secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, por delegação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
A designação destas personalidades foi feita com base na sua “reconhecida experiência profissional nas respetivas áreas de intervenção”.
A Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) é dotada de independência técnica e científica, funcionando junto do INFARMED, sob a tutela do membro do Governo responsável pela área da saúde.
Os membros designados (ver biografias abaixo) vão exercer o seu mandato até 31 de julho de 2027.
Sobre os nomeados
Janete Quelhas dos Santos é licenciada em Biologia, doutorada em Biomedicina, investigadora auxiliar e coordenadora do Núcleo de Apoio à Investigação Clínica na Unidade de Gestão do Conhecimento do Departamento de Recursos Comuns da FMUP. Com “vasta experiência em investigação clínica e de translação, com diferenciação na área dos ensaios clínicos, desempenha funções de gestora clínica, tendo contribuído para a promoção da investigação clínica a nível institucional”, lê-se no despacho de nomeação.
Miguel Ricou é professor auxiliar do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP, com agregação em Bioética, doutorado em Psicologia Clínica, mestre em Bioética e licenciado em Psicologia. É investigador integrado do CINTESIS@RISE, representante português e coordenador do Board de Ética da European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA) e presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Quanto a Hugo Braga Tavares, é assistente convidado do Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria da FMUP desde 2022. Licenciado em medicina, é pediatra desde 2009, com diferenciação em Medicina do Adolescente desde 2017, tendo assumido a presidência da Sociedade de Medicina do Adolescente da Sociedade Portuguesa de Pediatria entre 2022 e 2024.
Idalina Beirão é consultora de nefrologia e professora catedrática convidada do ICBAS com agregação. É presidente do Conselho Nacional de Ensino e Educação Médica da Ordem dos Médicos e diretora do Departamento de Ensino e Formação da ULS Santo António desde maio de 2023. Entre 2016 e 2023, foi diretora do Departamento de Ensino Médico Pré-Graduado do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP).
Doutorada em Ciências Médicas, Ivone Silva é professora associada convidada no ICBAS e assistente graduada de angiologia e cirurgia vascular na Unidade Local de Saúde Santo António (ULSSA). É também diretora dos Blocos Operatórios de Cirurgia Convencional da ULSSA.
Judite Barbosa é professora auxiliar no Departamento de Anatomia do ICBAS e investigadora do grupo “Bioengineered 3D Microenvironments” do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Licenciada em Microbiologia, doutorou-se em Ciências da Engenharia pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e fez agregação em Ciências Biomédicas no ICBAS em 2016. É diretora-adjunta e membro da Comissão Científica da Licenciatura e do Mestrado em Bioengenharia.
Liane Costa é doutorada em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde pela FMUP, professora auxiliar convidada de Pediatria no ICBAS e investigadora integrada no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Assistente de Pediatria na Unidade de Nefrologia Pediátrica do Centro Materno-Infantil do Norte, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, desempenha, atualmente, as funções de coordenadora da Unidade de Investigação e Formação do Centro Materno-Infantil do Norte e do Gabinete de Apoio à Investigação do Centro Académico Clínico ICBAS-CHP.
Mário Santos é licenciado e doutorado em Medicina pela FMUP. É assistente hospitalar de cardiologia na ULSSA e professor associado convidado do ICBAS
Milton Severo é mestre em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e doutorado em Saúde Pública pela FMUP. Atualmente, é investigador auxiliar na Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit), coordenador do Laboratório do ITR “Trajetórias e modelação conjunta aplicadas a métricas de saúde”, vogal da direção do ISPUPe professor associado convidado no ICBAS. Investiga e publica nas áreas da análise estatística aplicada com variáveis latentes, epidemiologia, saúde pública e educação médica.