A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolhe, entre os dias 18 e 21 de setembro, a 16.ª edição da Conferência sobre Tecnologia da Educação e Computadores (ICETC), numa organização conjunta com a 15.ª Conferência Internacional sobre Ensino e Educação à Distância (ICDLE).

A importância das temáticas tratadas nestas conferências resulta da sua modernidade e da necessidade de promover o uso das tecnologias da educação e dos computadores com o objetivo de melhorar a sua eficácia, e assegurar a sua evolução harmoniosa, em resposta às necessidades educacionais da população em geral, num ambiente de rápido desenvolvimento tecnológico e científico, tendo em conta a inclusão e integração de todos os envolvidos e áreas do conhecimento.

O comité de organização é presidido por Diamantino Freitas, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e tem a participação de outros quatro docentes da FEUP: Aníbal Ferreira (DEEC), Rui Araújo (DEEC), Vitor Carvalho (DEEC), e António Coelho, do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

Os quatro keynote speakers do evento são: Minjuan Wang da Education University of Hong Kong (Região Administrativa Especial de Hong Kong, China) e San Diego State University (Estados Unidos da América); Maiga Chang da Athabasca University (Canada); Ekaterina Prasolova-Førland, da Norwegian University of Science and Technology (Noruega), e José Carlos Príncipe, antigo professor da FEUP, também presidente honorário da conferência, professor agraciado da Universidade da Florida, detentor da Don D. and Ruth S. Eckis Chair e fundador do Computational Neuroengineering Laboratory da U. Florida.

Como oradores convidados estarão 20 personalidades ativas na área da Tecnologia da Educação e Computadores, entre as quais figuram os docentes Fernando Remião da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), Paulo Matos do Instituto Politécnico de Bragança e Pedro Rangel Henriques da Universidade do Minho.

A Conferência sobre Tecnologia da Educação e Computadores realiza-se, anualmente, desde 2009. O Comité Organizador desta 16.ª edição pretende providenciar um programa de conferência enriquecedor e proporcionar uma plataforma de comunicação mais eficaz, mantendo o sucesso das últimas quinze edições da ICETC, que já passou por Espanha, Países Baixos, Japão, Singapura, Alemanha, Maldivas, África do Sul e China.

Como participar?

Os interessados em participar nestas conferências podem inscrever-se através das páginas da ICETC-2024 e da ICDLE-2024.

Investigadores que trabalham em áreas relacionadas com a tecnologia da educação e os computadores também podem submeter – em ICETC-2024 e/ou em ICDLE-2024 – um trabalho completo ou um resumo, que será apresentado nos formatos oral ou poster na respetiva conferência.ICETC