À terceira foi de vez! Filipa Martins, estudante do Mestrado em Treino Desportivo – Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), voltou, este domingo, a escrever história no desporto nacional, ao tornar-se a primeira portuguesa a apurar-se para a final do concurso “All Around” de Ginástica Artística dos Jogos Olímpicos.
A disputar, em Paris, os seus terceiros Jogos Olímpicos – foi 37.ª e 43.ª no Rio de Janeiro’2016 e em Tóquio’2020, respetivamente -, a melhor ginasta portuguesa de sempre terminou a qualificação na 18.ª posição, com 53.166 pontos. Um resultado obtido graças aos 14.133 obtidos nos saltos, aos 13.800 nas barrar assimétricas, aos 12.600 na trave e aos 12.633 no exercício de solo.
Aos 28 anos, a estudante da U.Porto cumpre assim o grande objetivo a que se tinha proposto para Paris’2024. “Ainda estou um pouco emocionada porque fizemos algo que nunca imaginámos fazer na vida e na ginástica portuguesa. Superámo-nos a todos os níveis e estou muito orgulhosa do que fizemos e podemos sonhar”, começou por dizer, logo após finalizar a sua participação no grupo 3 de qualificação.
Garantido desde já um lugar entre as 24 melhores ginastas olímpicas, Filipa Martins admite, ainda assim, que “algumas coisas podíamos ter feito melhor. Salto inicial? Estou a treiná-lo desde 2014 ou 2015 só que é tão arriscado que temos sempre medo de colocar em competição. Não tenho palavras…”, rematou.
A final do concurso “All Around” de Ginástica Artística de Paris’2024 está marcada para quinta-feira, dia 1 de agosto, a partir das 17h15 (hora de Portugal continental). A Filipa Martins vão juntar-se as melhores ginastas do mundo, incluindo a norte-americana Simone Biles, grande favorita à medalha de ouro.
Recorde-se que Filipa Martins já igualou o feito de Esbela da Fonseca e Ana Rente, únicas portuguesas na história com três presenças na competição de Ginástica dos Jogos Olímpicos.