Ao tradicional “pão e vinho sobre a mesa”, o chefe Hélio Loureiro vai juntar queijo francês, à ideia de cidade vamos acrescentar os principais desafios e… até o final da semana… prometemos apresentar ainda The Last Marquis e um Silly Boy Blue… É o rock alternativo a encerrar a versão 2024 das as Noites no Pátio do Museu. De 29 a 31 de julho, sempre às 21h30 e com entrada gratuita, no pátio do Polo Central (à Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).
Infraestruturas, imponderáveis, fluxos e dinâmicas… Como planear uma cidade que aloja estilos de vida em constante mutação? Quais as tendências que não se tornarão obsoletas quando concretizadas? Como resolver os problemas já identificados? A que exemplos inspiradores poderemos recorrer? Para essa abrangente visão do futuro, são convidados para o arranque desta semana: dois geógrafos (e também docentes da U.Porto) Álvaro Domingues e José Alberto Rio Fernandes; os arquitetos (e docentes da FAUP) José Pedro Sousa e Nuno Grande; assim como Paula Pereira, filósofa e docente da FLUP. A conversa está marcada para a noite de 29 de julho e será moderada pela Vice-Reitora para a Cultura e Museus, Fátima Vieira.
Dia 30 de julho, terça-feira, é um dia ou, neste caso, uma noite para apurar o palato. “Comment voulez-vous gouverner un pays où il existe 246 variétés de fromage?” A frase é atribuída a Charles de Gaulle e já dá uma ideia da importância atribuída ao queijo, embora este número já tenha disparado. Hoje estão registadas em França mais de mil variedades de queijo.
Nesta noite dedicada à gastronomia, caberá ao chefe Hélio Loureiro ensinar a compatibilizar o queijo francês com pão e vinho produzidos em terras lusitanas. A participação nesta viagem pelos sentidos é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.
Dia 31 de julho, Silly Boy Blue e The Last Marquis serão as últimas bandas a subir ao palco das Noites no Pátio do Museu. Silly Boy Blue começou por ser Miguel Vaz e depois de fazer parte da coletânea Novos Talentos Fnac (2016) gravou o primeiro álbum “Man on Wire”, lançado em 2019, com influências folk, rock e pop. O álbum foi apresentado na sala Passos Manuel, no Porto. Hoje, os Silly Boy Blue são compostos por Casca (voz e guitarra), Ramon (vozes, guitarra e Wurlitzer), Bartilotti (vozes e baixo) e Tó Bé (vozes e bateria).
A primeira parte do concerto será assegurada por The Last Marquis, projeto de Ricardo Guedes. Os temas que vem apresentar fazem parte de um conjunto intitulado “Late Lust Lullabies”, atualmente em fase de gravação.

Silly Boy Blue encerram a programação das Noites no Pátio do Museu. (Foto: DR)
Depois de um mês da mais variada programação, caberá, então, ao rock alternativo encerrar as Noites no Pátio do Museu 2024, uma iniciativa conjunta da Casa Comum e do MHNC-UP. Da poesia à gastronomia, do cinema ao teatro, do balé à dança tradicional portuguesa e da música ao debate de ideias, cerca de três dezenas de eventos trouxeram centenas de pessoas ao pátio do polo central do MHNC-UP.