Inês Matos, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), sagrou-se, esta quarta-feira, em Debrecen (Hungria), campeã europeia universitária de Ténis de Mesa, ao vencer a prova de singulares femininos dos Jogos Europeus Universitários 2024 (EUSA GAMES).
Após derrotar três atletas do Azerbaijão, Lituânia e Bulgária nas rondas preliminares, a estudante-atleta da U.Porto prosseguiu o seu caminho vitorioso nos quartos de final e meias-finais, com triunfos diante atletas da University of Pecs (Hungria) e da Lublin University of Technology (Polónia), respetivamente.
A grande final opôs Inês Matos a Airi Avanameri, estudante da Tallin University (Estónia). Após um jogo emotivo, a mesatenista da U.Porto acabaria por levar a melhor por 3-2, fechando com chave de ouro a participação de Portugal portuguesa na edição 2024 dos EUSA Games.
A frequentar o primeiro ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Inês Matos soma já dois títulos nacionais universitários (2023 e 2024) com as cores da U.Porto. Também em 2023, fez parte da equipa feminina de Ténis de Mesa que conquistou uma medalha de bronze para Portugal nos Jogos Europeus.
Medalhas de bronze no Taekwondo e no Karaté
A última semana dos EUSA Game 2024 ficou ainda marcada por mais duas medalhas conquistadas pela U.Porto, ambas na competição de Taekwondo.
Na competição masculina, Filipe Andrade Martins entrou a ganhar na categoria dos -54kg, frente a um atleta da SOAS/University of London (Reino Unido). Nas meias-finais, o estudante da licenciatura em Geografia da Faculdade de Letras (FLUP) foi derrotado por um atleta da University of Zagreb (Croácia), garantindo, ainda assim, a subida ao pódio.
Percurso idêntico teve Sara Vital na categoria -73kg femininos. Após iniciar a sua participação com uma vitória diante uma atleta da University of Middlesex (Inglaterra), a estudante do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (FMDUP) acabou por perder no confronto contra uma atleta da Ondokuz Mayis University (Turquia).
Sara Vital soma assim a sua segunda medalha consecutiva nos Jogos Europeus Universitários, depois da prata conquistada em 2023. Um feito que lhe valeu a atribuição do prémio de Atleta Feminino do Ano na Gala do Desporto da Universidade do Porto 2023.
Depois do ouro da equipa feminina de Kata (Karaté) e da prata de Maria Cardoso em Kata Individual Feminino, a delegação da Universidade do Porto encerra assim a participação nestes EUSA Games 2024 com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
A U.Porto contribuiu com mais de um quarto das 19 medalhas – cinco de ouro, duas de prata e doze de bronze – conquistadas por Portugal, o oitavo país mais medalhado na competição.