Armando Mansilha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), recebeu o título de Honorary Fellow do Royal College of Surgeons of England (RCSE). Esta foi a primeira vez que um cirurgião vascular português foi distinguido com este prémio.
“Recebi esta distinção com surpresa uma vez que, segundo fui posteriormente informado, resultou de uma proposta efetuada por vários cirurgiões vasculares ingleses sem que eu tenha tido conhecimento prévio”, reage Armando Mansilha, para quem a atribuição deste título é “um orgulho enorme”, quer a nível individual, quer por aquilo que representa para a Faculdade.
“Sinto-me muito honrado, uma vez que esta é a mais elevada distinção atribuída pelo RCSE a um cirurgião. Sinto também que esta marca distintiva reflete a qualidade da Cirurgia Vascular em Portugal e muito particularmente na FMUP e na ULS de São João”, salienta.
Na cerimónia de atribuição da distinção, que decorreu no passado dia 9 de julho, em Londres, o professor da FMUP proferiu um discurso com “palavras de encorajamento de um profissional experiente”, tendo-se debruçado sobre o passado, o presente e o futuro da cirurgia. A eleição de Armando Mansilha havia decorrido a 8 de julho, por unanimidade, tendo agora ficado formalizada com esta cerimónia.
O título de Honorary Fellow é considerado um dos mais importantes galardões concedidos pelo RCSE e destina-se a reconhecer profissionais que tenham dado “contributos excecionais para a cirurgia”.
Armando Mansilha é professor catedrático da FMUP, onde se licenciou, onde se doutorou, em 2005, e onde fez a agregação, em 2016. É diretor do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular da ULS de São João. Detém o Título Europeu de Especialista em Cirurgia Vascular e o Título Europeu de Referência em Flebologia – Cirurgia de Varizes.
Em 2023, foi eleito presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular para o mandato de 2025-2026. Destaca-se ainda como investigador, somando centenas de publicações em revistas indexadas e livros, bem como centenas de participações como orador convidado.