A MyGreenApp nasceu da ideia e empreendedorismo de Pedro Teixeira e Bruno Sousa, antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), aos quais se juntou Francisca Falcão Dias, também antiga estudante da FEUP, e é uma das últimas empresas a receber a chancela de spin-off da maior unidade orgânica da U.Porto.

Os sócios-fundadores, movidos pela preocupação da poluição e a degradação dos ecossistemas naturais, perceberam a falta de ferramentas adequadas para auxiliar as empresas nessa missão. Conscientes da urgência em reduzir a pegada de carbono e alcançar a neutralidade carbónica através de medidas efetivas para combater as mudanças climáticas e as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, criaram a MyGreenApp.

A startup portuguesa, atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tem como objetivo contribuir para a descarbonização de indivíduos e organizações através de uma inovadora plataforma digital de ambição global, dedicada à aceleração da transição ecológica e à mudança de cultura ambiental nas organizações e indivíduos.

No processo de desenvolvimento do serviço que a MyGreenApp pretende oferecer e melhorar continuamente, em 2021, após a criação da empresa, iniciou uma colaboração com a FEUP, mais especificamente com quatro projetos de investigação e desenvolvimento (I&D), no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente.

Este projetos incluíram: o desenvolvimento de um método inovador para avaliar a sustentabilidade de produtos vendidos em mercados online, utilizando a metodologia de Análise Hierárquica (AHP); a criação de uma base teórica para uma calculadora de pegada de carbono personalizada, centrada nos setores de transporte e construção; a análise da disposição dos consumidores em pagar mais por produtos e serviços sustentáveis disponíveis no Marketplace; e o desenvolvimento de um modelo conceitual para uma calculadora de pegada de carbono específica para o setor alimentar.

Com esta partilha de competências e conhecimentos técnicos entre FEUP e MyGreenApp, que serviu de base científica para o desenvolvimento da demo da app móvel e para os desenvolvimentos que se seguiram, a startup acelerou o seu crescimento.

Tendo como missão principal promover a transição para um futuro mais sustentável, fornecendo uma solução completa e acessível, a A MyGreenApp combina várias funcionalidades essenciais, como o cálculo personalizado da pegada de carbono, ferramentas de redução de emissões, e uma rede social “verde” que possibilita a conexão entre indivíduos e empresas com objetivos e valores sustentáveis em comum.

Atualmente, esta solução pioneira e única no mercado integra vários serviços numa plataforma interligada, oferecendo uma abordagem holística para a transição rumo à descarbonização, algo que mais nenhuma plataforma possibilita, tornando a MyGreenApp pioneira nesse campo.