A decorrer desde o início do mês nos diferentes polos da Universidade do Porto, a Universidade Júnior (UJr) pode ter um papel importante na formação das vocações dos participantes, mas também no combate ao insucesso escolar. Quem o diz é o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que visitou, no passado dia 17 de julho, as atividades da 18.ª edição do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário.

Depois de conhecer alguns dos mais de 5.000 “juniores” – alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade – que ocupam, por estes dias, os diferentes espaços do campus da U.Porto, o Reitor lembrou o papel “fundamental” da UJr  para a vida da Universidade: “Trata-se de dar condições aos jovens para se sentirem motivados a prosseguir os estudos no ensino superior. Noutros casos, trata-se de dar a oportunidade para que contactem com as áreas do conhecimento da sua predileção”.

António Sousa Pereira acredita, por isso, que a Universidade Júnior “é importante para combater o insucesso escolar, na medida em que ao permitir escolhas mais informadas, também permite que haja menos desistências e uma melhor adaptação dos jovens ao curso que efetivamente escolhem”.

O Reitor destaca ainda o “sucesso” do programa, traduzido no número e diversidade dos participantes que escolhem a U.Porto para passar uma parte das suas férias de verão. “Só aqui, temos alunos da Serra da Estrela ao Algarve”, concretizou, realçando o que “acaba por ser uma oportunidade de convívio em que conhecem jovens de outras zonas do país, com culturas diferentes, o que também é muito enriquecedor. E se é enriquecedor para eles, é enriquecedor para a Universidade!”.

O programa geral da Universidade Júnior 2024 vai prolongar-se até 26 de julho, através de mais de uma centena de atividades (ver programa) concebidas e lideradas por estudantes, docentes e investigadores da U.Porto.

A UJr 2024 contempla ainda cinco escolas temáticas de introdução à investigação, dirigidas aos melhores alunos do ensino secundário (10.º ao 12.º ano) e a decorrer, maioritariamente, no mês de setembro.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.