O Executive MBA da Porto Business School está novamente entre os 40 melhores da Europa e os 100 melhores do mundo, segundo o QS Executive MBA Ranking 2024. O programa da escola de negócios da Universidade do Porto subiu dois lugares face ao ano passado, saltando para a 36.ª posição na Europa, e consolidou o seu lugar no «top 100» mundial, ficando-se agora na 94.ª posição.

O ranking deste ano avaliou mais de 220 programas de MBA executivos – 66 dos quais europeus – de 48 países, com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de executivos de todo o mundo. Foram igualmente tidos em consideração o perfil dos alunos que frequentam os programas, o seu salário após a realização dos mesmos e a diversidade do programa.

Entre as cinco categorias-chave avaliadas, foi no “Executive Profile” (perfil executivo) que o Executive MBA da Porto Business School obteve a maior pontuação (72.3 comparativamente à média global de 61.6), figurando em 22.º lugar na Europa.

O mesmo sucedeu na categoria “Career Outcomes”, com o programa a obter 67.8 pontos e a posicionar-se acima da média global de 58.6 pontos, estando, assim, entre os 30 melhores da Europa neste parâmetro (30.º lugar).

Este ano, o Executive MBA da Porto Business School voltou também a destacar-se no indicador “Managerial Experience” (experiência de gestão), da categoria “Executive Profile” (perfil executivo), onde obteve a pontuação máxima de 100 pontos, tal como na edição passada.

No critério “Career Outcomes” (oportunidades de carreira), os indicadores “Graduates Promoted” (promoções) e “Salary Increase” (aumento de salário) também registaram uma evolução positiva face ao ano anterior, alcançando 68 e 69.5 pontos, respetivamente.

Por fim, o programa fez ainda progressos significativos na categoria “Diversity” (diversidade), com os indicadores “Nationalities” (número de nacionalidades distintas) e “Non-Male Representation” (percentagem de mulheres) a atingirem os 39.1 e 47.5 pontos, respetivamente.

“Resultados refletem o nosso compromisso com a excelência e dedicação”

Este é o oitavo ano consecutivo que o Executive MBA da Porto Business School integra os rankings da consultora britânica Quacquarelli Symonds, o que consolida o compromisso contínuo com a excelência académica e a preparação dos alunos para as exigências do mercado global. Deste modo, a escola continua a posicionar-se como uma instituição reconhecida internacionalmente pela qualidade da sua formação executiva.

“Estes resultados refletem o nosso compromisso com a excelência e dedicação em preparar os nossos alunos para liderar num mundo global. A ascensão no ranking europeu e o desempenho em categorias-chave demonstram a eficiência das nossas abordagens inovadoras e a qualidade do programa e do corpo docente”, afirma José Esteves, dean da Porto Business School.

O Executive MBA da Porto Business School

O programa de MBA foi redesenhado para responder aos objetivos profissionais dos participantes e necessidades do mercado, proporcionando: Leadership Track (para a formação de líderes transformacionais, capazes de impactar positivamente as suas organizações e comunidades); Entrepreneurship Track (no qual os alunos criam o seu negócio); e Sustainability Certificate (para o desenvolvimento de conhecimento e competências em sustentabilidade e práticas empresariais sustentáveis).

 O Executive MBA fomenta também uma ligação forte ao mundo empresarial através de eventos corporativos, de visitas a empresas, do Business Impact Challenge (programa imersivo focado em solucionar desafios empresariais complexos e adquirir experiência num ambiente empresarial real) e da realização de um capstone project em formato de projeto de consultoria aplicado a um caso real trazido pelas empresas parceiras e associadas da Porto Business School.

Mais recentemente, em maio passado, a Porto Business School lançou o “PBS Board Fellows”, permitindo aos alunos de MBA participar ativamente em órgãos de gestão de entidades sem fins lucrativos como membros não executivos, participando em reuniões mensais e realizando um projeto na esfera do board que venham a integrar.