Uma equipa liderada pela estudante Mariana Fonseca, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição (FCNAUP) da Universidade do Porto, acaba de conquistar o primeiro lugar da Competição Nacional do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2024, cuja final decorreu no passado dia 12 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A equipa vencedora, que integra também estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Lusíada do Porto, brilhou com a apresentação do Fusion Rolls, rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos, ideais para um snack saudável.

Esta foi a primeira vez que uma equipa composta por elementos da U.Porto alcançou o primeiro lugar do Prémio Ecotrophelia, desde a estreia na competição, em 2018. Para além de um prémio monetário de 2.000 euros, a Fusion Rolls ganhou o direito de representar Portugal na competição europeia, na SIAL Paris, que se realiza de 19 a 23 de outubro.

Para além deste prémio, a equipa vencedora conquistou ainda o novo prémio de incubação da UPTEC, contando com quatro meses de incubação e a participação na Escola de Startups, o que dará acesso a mentoria, formação e eventos. As estudantes vão contar também com o apoio e consultoria da Ivity Corp Brand e da Market Access. 

O trabalho foi acompanhado pelos docentes da FCUP Luís Miguel Cunha e Susana Caldas Fonseca, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, e investigadores do GreenUPorto, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, do MTCA e da dissertação do MCCN.

Na final da competição esteve a equipa AwareUP, composta por Ana Boticas e Bárbara Meira, estudantes do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA) da FCUP, e também orientada pelos docentes da faculdade.  As estudantes apresentaram o AlphaBean, uma barra de chocolate composta por cacau, alfarroba e fermentado de grão-de-bico, um produto desenvolvido em colaboração com colegas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 

Uma participação com várias conquistas

Esta conquista é então a cereja no topo do bolo para a Universidade e, mais concretamente, para a FCUP. Desde a criação deste prémio, em 2017, a Faculdade de Ciências estreou-se logo no pódio, em 2018, com a conquista do 3.º lugar e do Prémio Born from Knowledge. O produto apreciado foi o Salt&Dreche, um snack salgado feito a partir do dreche, um subproduto da indústria cervejeira. No ano seguinte, com a apresentação de sete equipas entre os dez finalistas, a FCUP ficou em 2.º lugar com a proposta de uma bolacha salgada com tempeh de chícharo e conquistou também, com esse produto inovador, o Prémio Born from Knowledge, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia.

Em 2020, surge um novo prémio para a FCUP: o 2.º melhor produto apresentado na competição foi um pastel de bacalhau numa versão mais saudável. Um ano depois, uma equipa da Faculdade de Ciências alcançou o 3º lugar com o Luso Mochi, um mochi de massa de arroz glutinoso com recheio de gelado de castanha salgada e núcleo de geleia de marmelo.

A edição de 2022 não trouxe prémios para a Universidade, apesar de várias equipas finalistas. Já em 2023, deu-se o regresso às conquistas com o 3.º lugar a ser atribuído a um Grissini vegan, rico em fibra, à base de farinha de trigo e casulas, azeite, segurelha e alho.