A Vice-Reitora para a Cultura e Museus da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e os Professores Eméritos Fátima Marinho (FLUP), Fernando Noronha (FCUP), Pedro Guedes de Oliveira e Manuel Matos Fernandes (ambos da FEUP), foram quatro das mais de duas dezenas de personalidades ligadas à U.Porto que foram distinguidas, esta terça-feira, na cerimónia de entrega das Medalhas Municipais do Porto, atribuídas pela Câmara Municipal do Porto a “pessoas singulares ou coletivas (…) que se notabilizaram pelos seus méritos ou feitos cívicos” em prol da cidade.
No grupo de homenageados com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro destacam-se 11 professores da U.Porto. Aos nomes referidos juntam-se: o sociólogo Eduardo Vítor Rodrigues, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras (FLUP) e presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia; o médico Eurico Castro Alves, Professor Catedrático convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); os arquitetos Nuno Valentim e Teresa Calix, ambos docentes da Faculdade de Arquitetura (FAUP); o arquiteto paisagista Paulo Farinha Marques, Professor Associado da FCUP; e o economista Pedro Nuno Teixeira, Professor Catedrático da Faculdade de Economia (FEP) e ex-secretário de Estado do Ensino Superior.
Marcada pela forte presença de nomes ligados à cultura e à academia, a lista de medalhados deste ano inclui também vários antigos estudantes e professores da U.Porto. Com o destaque a recair em Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves e antiga estudante da FEP, que recebeu a Medalha de Honra da Cidade, o mais alto título honorífico atribuído pelo município.
Foram também homenageados, com a Medalha Municipal de Mérito: o economista Alberto Castro, alumnus e antigo professor da FEP; o médico Alfredo Loureiro, alumnus e antigo professor da Faculdade de Medicina (FMUP); Álvaro Nascimento, alumnus da FEP e atual reitor da Universidade Fernando Pessoa; a arquiteta Ana Aragão, alumna da FAUP; o escritor Carlos Tê, alumnus da FLUP; o político Honório Novo, alumnus da FEUP; o artista plástico Sobral Centeno, antigo estudante da Faculdade de Belas Artes (FBAUP); e a a arquiteta paisagista Teresa Andresen, alumna da FCUP e fundadora do curso de Arquitetura Paisagista da mesma faculdade.
A título póstumo, a Câmara Municipal do Porto homenageou ainda a médica e investigadora Paula Coutinho, antiga estudante da FMUP e professora do ICBAS, e a pintora Armanda Passos, antiga estudante da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), precursora da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).
Como é habitual, foi atribuída uma Medalha de Bons Serviços a um trabalhador municipal. Este ano, a escolha recaiu sobre o diretor de Desenvolvimento Urbano, José Duarte, antigo estudante da FEUP.
Realizada anualmente no dia 9 de julho – data histórica da entrada do exército liberal de D. Pedro na cidade –, a cerimónia de entrega das Medalhas Municipais distinguiu, este ano, um total de 46 personalidades e instituições da Invicta.
“Com esta distinção, esperamos dar o devido relevo público e transmitir às novas gerações o vosso inspirador exemplo”, frisou o presidente da CMP, Rui Moreira, durante a cerimónia realizada na Casa do Roseiral e à qual não faltou o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.