Após a pilotagem bem-sucedida do curso de formação contínua “Eficácia Pessoal e Competências de Liderança para candidatos a doutoramento”, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) emitiu, pela primeira vez, Credenciais Digitais Europeias (EDC). Seguindo a tendência de digitalização de serviços na União Europeia, a FEUP juntou-se ao grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) pioneiras na utilização de credenciais digitais para valorizar e destacar as competências dos seus doutorandos.

“O objetivo do curso passa por proporcionar aos estudantes de doutoramento as competências transversais e as ferramentas necessárias para obterem sucesso nas suas atividades académicas e melhorarem a sua empregabilidade”, avança João Pedro Pêgo, docente e coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem da FEUP.

São cerca de oito módulos, cada um dedicado a uma competência específica do quadro de competências ESCO da Comissão Europeia (European Skills, Competences, Qualifications and Occupations): autoliderança, liderar outros, motivação, lidar com stresse, trabalhar com incertezas, lidar com frustração e fracasso, abordar desafios de forma positiva, delegar responsabilidades.

“Com as Credenciais Digitais Europeias, os estudantes podem facilmente partilhar as suas competências para se candidatarem a um emprego ou a uma formação contínua em toda a Europa. Estas credenciais atuam como documentos eletrónicos normalizados e infalsificáveis ​​que descrevem que o seu proprietário adquiriu competências específicas ou alcançou resultados de aprendizagem específicos através de contextos de aprendizagem formais, não formais ou informais”, explica o docente da FEUP.

O curso foi organizado no âmbito do projeto DocTalent4EU, financiado pela HORIZON Europe, envolve parceiros como a Université Côte d’Azur,(França) a University of Limerick (Irlanda), a European University Foundation, a Høgskulen på Vestlandet (Noruega), a UiT Norges arktiske universitet (Noruega), a Gheorghe Asachi​ Technical University of Iași (Roménia) e a Universidad de Alcalá (Espanha).