A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é uma “referência mundial na investigação sobre natação”, de acordo com um artigo da Triathlete, reconhecida publicação norte-americana na área do Triatlo.
De acordo com o artigo assinado pela jornalista Elaine K. Howley, vencedora do Buck Dawson Authors Award 2023 e nadadora de águas-livres, a FADEUP tem desempenhado um “papel crucial” na evolução do conhecimento sobre a técnica de nado livre, através do Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP), “um centro de investigação de excelência”, e com contributos significativos dos professores João Paulo Vilas-Boas e Ricardo Fernandes.
Segundo a Triathlete, ao longo dos últimos 39 anos foi realizada “uma pequena montanha” de estudos sobre a forma eficiente como os serem humanos se podem deslocar na água. Durante esse período, e num total de 508 artigos publicados a nível mundial sobre biomecânica do nado livre, 280 tiveram origem na FADEUP, através do LABIOMEP, que se consolida como “líder mundial na investigação em natação”, refere a publicação norte-americana.
Um foco importante do trabalho desenvolvido pela equipa do LABIOMEP é a medição precisa das forças que geram propulsão durante o nado. Contudo, os investigadores continuam a enfrentar desafios na obtenção de medições exatas devido ao ambiente aquático.
Além da piscina, os investigadores do LABIOMEP estão a expandir os seus estudos para a natação em águas abertas. Adaptaram sistemas de snorkel para monitorização de oxigénio, permitindo a recolha de dados precisos mesmo em ambiente marítimo.
O artigo de Elaine K. Howley cita o docente Ricardo Fernandes para sublinhar que, embora a biomecânica em águas abertas apresente desafios únicos, estes estudos pioneiros “abrirão portas para novos trabalhos de investigação na área”.
A reconhecida publicação de triatlo salienta ainda a colaboração entre ciência e prática como “marca distintiva” do trabalho do professor e investigador João Paulo Vilas-Boas, que combina a sua experiência como investigador e treinador olímpico. Este duplo papel tem permitido aplicar descobertas científicas diretamente no treino de nadadores, melhorando significativamente o desempenho. A abordagem holística defendida pela dupla de investigadores portugueses considera toda a fisiologia e biomecânica do atleta, promovendo um treino personalizado e mais eficaz.
O prestígio internacional alcançado pela investigação com origem no LABIOMEP, reflete, segundo a publicação norte-americana, o “empenho dos investigadores em desvendar os mistérios do nado livre e otimizar o desempenho dos nadadores, reafirmando a importância da ciência no desporto de alta competição”.