133 estudantes das Licenciaturas em Bioinformática, Desenho, Engenharia Agronómica, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada da Universidade do Porto (FCUP) receberam, no passado dia 26 de junho, mais uma edição das Bolsas de Incentivo e de Distinção Académica atribuídas ao abrigo do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto — «Impulso Jovens STEAM».
A cerimónia, que reuniu no Círculo Universitário do Porto (CUP) os estudantes distinguidos e respetivos familiares e amigos, abriu com as intervenções do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e de Bárbara Santos, estudante finalista da Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados.
Seguiu-se a entrega das Bolsas de Incentivo a 122 estudantes que se inscreveram, pela primeira vez, no presente ano letivo, no 1.º ano das seis licenciaturas atualmente inscritas no programa: Bioinformática (18), Desenho (7), Engenharia Agronómica (10), Inteligência Artificial e Ciência de Dados (42), Literatura e Estudos Interartes (9) e Matemática Aplicada (36). A entrega ficou a cargo das Direções das três faculdades responsáveis pelas seis licenciaturas inscritas no Programa: Miguel Carvalhais, em representação de Lúcia Almeida Matos, Diretora da Faculdade de Belas Artes (FBAUP); Paula Pinto Costa, Diretora da Faculdade de Letras (FLUP); e Ana Cristina Freire, Diretora da Faculdade de Ciências (FCUP).
De seguida, coube ao Reitor entregar as Bolsas de Distinção Académica aos 11 estudantes com melhor desempenho académico em cada ano curricular das licenciaturas em Desenho (2), Inteligência Artificial e Ciência de Dados (5), Literatura e Estudos Interartes (2) e Matemática Aplicada (2).
Ambas as bolsas são financiadas com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e correspondem ao valor da propina anual do curso para estudantes nacionais inscritos em regime de tempo integral (697 euros, no ano letivo em curso).
Os participantes seguiram depois para os jardins do Círculo Universitário, onde houve espaço para um Porto de Honra, servido ao ritmo do grupo musical TRIP.
Um programa ambicioso
Com este programa de bolsas, espera-se então aumentar a atratividade dos ciclos de estudos abrangidos pelo Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto e, ao mesmo tempo, promover o sucesso escolar dos estudantes.
Abarcando os programas «Impulso Jovens STEAM» e «Impulso Adultos», este projeto ambicioso tem como grande objetivo atrair mais de 9.500 novos estudantes para a Universidade do Porto até junho de 2026, canalizando para o efeito um investimento total de 16.326 milhões de euros, cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» através do PRR
Desta verba, cerca de 7 milhões de euros destinam-se programa «Impulso Jovens STEAM», que visa o reforço da oferta formativa de 1.º ciclo no domínios das Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
Para além das licenciaturas em Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada, que tiveram a sua primeira edição em 2022/2023, o programa contempla ainda a Licenciatura em Bioinformática, lançada em 2023/2024, e a Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), cuja primeira edição arranca já no ano letivo 2024/2025.
O programa prevê igualmente um reforço de vagas nas licenciaturas em Engenharia Agronómica e em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, bem como em primeiros ciclos de estudos (licenciaturas) das áreas STEAM classificados com índice de excelência.