Depois de Lisboa e Aveiro, chegou a vez do Porto receber o maior fórum anual de ciência, tecnologia e inovação em Portugal. É já nos dias 3, 4 e 5 de julho que o Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe o Encontro Ciência 2024. Coorganizado pela Universidade do Porto, este importante encontro da comunidade científica vai juntar  investigadores, convidados e público durante três dias recheados de momentos de diálogo, conhecimento e convívio.

“+Ciência para Uma Só Saúde e bem-estar global” é o ponto de partida para um evento em que serão apresentados alguns dos principais temas de investigação e desenvolvimento no país. Entre eles incluem-se o o equilíbrio entre a inovação e a responsabilidade social associadas à Inteligência Artificial (IA), as doenças e as terapias do futuro, a sustentabilidade para o século XXI ou a digitalização da ciência.

Salomé Pinho, investigadora principal do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto ( i3S), é a comissária desta edição do Encontro Ciência. “A ciência tem em si o poder transformador de um país, de o colocar na vanguarda da investigação científica e tecnológica, da inovação e da prosperidade económica. Este ano, abordaremos, no Porto, a importância da Ciência como força motriz do desenvolvimento de um país e da Humanidade em geral”, refere, na mensagem de boas-vindas.

Do conjunto de cerca de 200 oradores, fazem parte vários docentes e investigadores da U.Porto. São os casos de Nuno Ferrand, do BIOPOLIS/CIBIO, Alexandre Quintanilha, do i3S, Henrique de Barros, da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP), ou Rita Lado, da Faculdade de Engenharia (FEUP). A estes juntar-se-ão ainda nomes como o de Virginia Dignum, da UMEA University (Suécia), Helena Canhão, NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa, ou Miguel Bastos Araújo, da Universidade de Évora.

Salomé Pinho, investigadora principal do i3S, é a comissária do Encontro Ciência 2024. (Foto: Egidio Santos/i3S)

Para além das cinco sessões plenárias agendadas, o Ciência 2024 incluirá 45 sessões temáticas sobre temas como as políticas de ciência e tecnologia, a conservação e exploração sustentável do oceano, o papel da biotecnologia nos cuidados de saúde, o apoio dos laboratórios colaborativos nos desafios da saúde global, a hesitação vacinal na Europa, a saúde mental, o hidrogénio verde ou a Ciência Cidadã.

No início destas sessões, estudantes do ensino secundário de diferentes escolas vão apresentar pitches sobre os projetos científicos que realizaram durante o ano letivo.

O Encontro incluirá ainda uma Mostra de Ciência e Tecnologia, um espaço onde cerca de 40 entidades da comunidade científica e tecnológica terão a oportunidade de expor o seu trabalho.

O Ciência 2024 é uma iniciativa promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Ciência Viva e, este ano, com a Universidade do Porto. Conta com o apoio institucional do Governo, através do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Programa detalhado e inscrições em encontrociencia.pt.