Depois de Lisboa e Aveiro, chegou a vez do Porto receber o maior fórum anual de ciência, tecnologia e inovação em Portugal. É já nos dias 3, 4 e 5 de julho que o Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe o Encontro Ciência 2024. Coorganizado pela Universidade do Porto, este importante encontro da comunidade científica vai juntar investigadores, convidados e público durante três dias recheados de momentos de diálogo, conhecimento e convívio.
“+Ciência para Uma Só Saúde e bem-estar global” é o ponto de partida para um evento em que serão apresentados alguns dos principais temas de investigação e desenvolvimento no país. Entre eles incluem-se o o equilíbrio entre a inovação e a responsabilidade social associadas à Inteligência Artificial (IA), as doenças e as terapias do futuro, a sustentabilidade para o século XXI ou a digitalização da ciência.
Salomé Pinho, investigadora principal do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto ( i3S), é a comissária desta edição do Encontro Ciência. “A ciência tem em si o poder transformador de um país, de o colocar na vanguarda da investigação científica e tecnológica, da inovação e da prosperidade económica. Este ano, abordaremos, no Porto, a importância da Ciência como força motriz do desenvolvimento de um país e da Humanidade em geral”, refere, na mensagem de boas-vindas.
Do conjunto de cerca de 200 oradores, fazem parte vários docentes e investigadores da U.Porto. São os casos de Nuno Ferrand, do BIOPOLIS/CIBIO, Alexandre Quintanilha, do i3S, Henrique de Barros, da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP), ou Rita Lado, da Faculdade de Engenharia (FEUP). A estes juntar-se-ão ainda nomes como o de Virginia Dignum, da UMEA University (Suécia), Helena Canhão, NOVA Medical School da Universidade NOVA de Lisboa, ou Miguel Bastos Araújo, da Universidade de Évora.
Para além das cinco sessões plenárias agendadas, o Ciência 2024 incluirá 45 sessões temáticas sobre temas como as políticas de ciência e tecnologia, a conservação e exploração sustentável do oceano, o papel da biotecnologia nos cuidados de saúde, o apoio dos laboratórios colaborativos nos desafios da saúde global, a hesitação vacinal na Europa, a saúde mental, o hidrogénio verde ou a Ciência Cidadã.
No início destas sessões, estudantes do ensino secundário de diferentes escolas vão apresentar pitches sobre os projetos científicos que realizaram durante o ano letivo.
O Encontro incluirá ainda uma Mostra de Ciência e Tecnologia, um espaço onde cerca de 40 entidades da comunidade científica e tecnológica terão a oportunidade de expor o seu trabalho.
O Ciência 2024 é uma iniciativa promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Ciência Viva e, este ano, com a Universidade do Porto. Conta com o apoio institucional do Governo, através do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, e da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.
Programa detalhado e inscrições em encontrociencia.pt.