O objetivo era “dar a conhecer às crianças que aquilo que entendemos como saúde, integra também a saúde dos animais, das plantas e do meio ambiente”. Para tal, o Gabinete One Health do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto lançou o desafio à EB1 do Marco, do Agrupamento de Escolas António Sérgio de Vila Nova de Gaia, e a EB1 da Caramila, do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo do Porto, e fez nascer o One Health nas Escolas, iniciativa que, ao longo dos últimos meses, procurou divulgar o conceito Uma Saúde junto de crianças do 1º ciclo da cidade.

A iniciativa incluiu, numa primeira fase, visitas às escolas que incluíram atividades que visaram o esclarecimento dos mais pequenos sobre a definição e a aplicabilidade da abordagem One Health, desde a importância de comportamentos preventivos para evitar transmissões de doenças, a relevância da presença de água potável para a vida no planeta, ou ainda as relações com os animais de companhia.

Num segundo momento, que decorreu a 21 e 26 de junho, as escolas foram recebidas no ICBAS para apresentarem a sua visão do tema, aos olhos dos mais pequenos.

Na plateia, professores e pais assistiram com entusiasmo à apresentação dos alunos do 2.º ano da EB1 do Marco sobre os benefícios e cuidados dos animais de companhia em forma de poemas, teatro e de uma performance musical. Os alunos do 3.º ano da EB1 da Caramila recorreram aos mesmos formatos para trabalhar o tema “Água, um bem para todos” com foco nas ameaças à escassez de água no mundo.

“Aprendi que há muitos países que não têm água potável, e que os animais são muito magros nesses países”, referia Inês, da EB1 da Caramila, no final da apresentação da sua escola. Já Duarte Gil, aluno da EB1 do Marco, confessava ter aprendido muito sobre os animais de companhia, principalmente “sobre as doenças desconhecidas” a que estão sujeitos.

“Formar para um futuro sustentável”

Recorrer aos “adultos do futuro” para veicular a importância da interligação entre as saúdes humana, dos animais e do ambiente foi, para o Gabinete One Health do ICBAS, uma estratégia assumida desde o primeiro momento.

Para Adriano Bordalo e Sá, responsável pelo gabinete, Adriano Bordalo e Sá, a iniciativa One Health nas Escolas procurou “formar para um futuro sustentável a partir da aprendizagem dos mais novos”.

“As crianças compreendem o conceito One Health de uma forma genuína e conseguem influenciar, facilmente, os restantes membros da família”, acrescenta o docente e investigador do ICBAS..

Por parte das escolas envolvidas, a recetividade foi também muito positiva. Como referiu Nádia Bastos, professora do 1.º ciclo da EB1 do Marco, a proposta do Gabinete One Health encontrou no projeto de flexibilidade curricular Crescer Contigo um match perfeito: “Um projeto que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento do gosto pela ciência, o método e o pensamento científico, e a interdisciplinaridade. Pretendeu também criar um fio condutor entre o 1º ciclo do EB e o ensino superior e profissional. Dessa forma pretende-se promover a consciência dos alunos sobre a importância dos conteúdos do 1º ciclo para a formação integral do ser”, rematou a docente.

A partir de setembro, o One Health nas Escolas pretende chegar a outros ciclos de ensino, com um formato similar, mas adaptado às motivações e expetativas de cada nível.