Projetar, desenvolver e testar soluções digitais e de formação para o setor do turismo do vinho (enoturismo) é o objetivo central de um novo projeto da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O ENOTOUR – Creating a Multifunctional training platform to transform the business model of regional enotourism industries promete ligar, numa plataforma dinâmica e digital, estudantes, profissionais do setor vitivinícola e turistas.
Esta plataforma terá, por exemplo, um conjunto de cursos online (MOOCs) e micro credenciais (unidades de aprendizagem autónomas e certificadas para estudantes universitários ou profissionais) que apoiarão o desenvolvimento e a profissionalização do setor, especialmente em relação às novas tendências e oportunidades no enoturismo.
Através desta ferramenta pretende-se, igualmente, promover a conexão entre turistas e atores do setor vitivinícola com soluções virtuais interativas, como visitas, provas e outras experiências suportadas por Inteligência Artificial.
“Este projeto também se propõe a criar ligações entre as empresas do setor e os estudantes de ensino superior e de educação e formação profissional, através de oportunidades de consultoria, projetos de investigação e teses coorientadas”, conta Jorge Queiroz, coordenador do projeto na FCUP.
Consórcio de universidades e instituições europeias
A FCUP é o coordenador local no Norte de Portugal, fazendo a gestão do projeto entre as várias entidades parceiras nacionais, nomeadamente a EPVC – Escola Profissional de Vila do Conde, a Quinta do Portal e o Turismo do Porto e Norte de Portugal (parceiro associado). A equipa da Faculdade de Ciências será também responsável pelo desenvolvimento de cinco módulos do curso online Sustainable Wine tourism.
O EnoTour, que arrancou em 2023, é um projeto que se foca, inicialmente, nas regiões de Norte de Portugal, Veneto, Catalunha e Bordéus. Junta em consórcio quatro universidades – a Universidade do Porto, a Universitat Rovira i Virgili (Espanha), a Université de Bordeaux (França) e a Università di Padova (Itália) – e entidades de ensino e formação profissionais, agências de turismo, empresas e cooperativas vitivinícolas desses países.
Para além de Jorge Queiroz, participam também no Enotour os docentes Anabela Carneiro, Luís Cunha e Susana Fonseca, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território e a investigadora Camila Carvalho, e também, Vítor Freitas, docente do Departamento de Química e Bioquímica. Da equipa portuguesa fazem ainda parte dois docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (ESHT-IPP), Joel Fernandes e Bebiana Monteiro.
Com um orçamento global de mais de 1 milhão de euros, financiados pela União Europeia através do Programa Erasmus+, o Enotour decorre até agosto de 2026.