Este é um convite para soltar a imaginação e, através da escrita criativa, criar histórias alternativas. O HYP (Hypothesis You Preserve) é um projeto europeu que quer muscular a cultura europeia partilhada. Como? Criando uma enciclopédia colaborativa de História Alternativa.

Seja crónica, obituário, notícia ou puramente ficção, o que se pretende é que escreva uma micro história original (de dez a mil palavras), tornando-se, assim, coautor de uma espécie de romance coletivo, uma peça que possamos encaixar num “mosaico transnacional”.

É no universo ficcional Winepunk e nas coleções do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) que poderá encontrar os nutrientes à imaginação. O Winepunk corresponde a um subgénero de ficção científica em História Alternativa, inspirado no episódio de guerra civil que opôs o Porto a Lisboa, em 1919, e que durou apenas três semanas. Foram 25 dias que culminaram com a vitória do Sul Republicano, comandado pelo governo de Lisboa, sobre a Monarquia do Norte, liderada pela cidade do Porto. Um período da história raramente lembrado, sobre o qual poderá encontrar mais informações aqui.

Como participar

O primeiro passo será, então, recorrer a arquivos, documentos, ou a histórias e tradições que podem ser individuais (dentro do universo Winepunk); familiares (registos materiais ou imateriais de uma determinada família); comunitários (arquivos institucionais, associativos ou comunitários), de âmbito regional e/ou nacional.

Os conceitos e a cronologia do Universo Winepunk devem fazer parte da micro história ou “entrada de enciclopédia” e, embora não seja obrigatória, é incentivada a integração de referências às coleções do MHNC-UP. A ideia é que submeta uma “entrada de enciclopédia” que ficará alojada no website do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.

Empatia Transnacional

Suportado por um consórcio de três instituições, a Universidade do Porto (Portugal), a Universidade de Vigo (Espanha), e a École Pratique des Hautes Études (França), o HYP (Hipótese Que Preservas) pretende recorrer à herança cultural de cada país, ao fluxo imigrante que decorreu entre eles nos últimos cem anos e a todo o repositório de informação que daqui resultou.

Financiado pela União Europeia (Project: 101131688 — HYP — CREA-CULT-2023-COOP), este é um projeto aberto à participação transnacional. Os conteúdos serão alvo de análise curatorial, traduzidos em, pelo menos, um dos outros idiomas do projeto e publicados na Enciclopédia Colaborativa.