Inês Lourenço, Filipe Pinto, Gustavo Mendes e Joana Chaves, estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foram os vencedores da SimUniversity Competition 2024, uma competição de simulação clínica que decorreu durante a última semana, na Chéquia.
A representar as cores de Portugal, a equipa da FMUP alcançou o lugar mais alto do pódio logo no ano de estreia na competição. Na final, a equipa portuguesa venceu, ex aequo, com a equipa anfitriã da Chéquia.
Após seleção por eliminatórias que contou com participantes da Roménia e dos Emirados Árabes Unidos, a equipa portuguesa apurou-se para a semifinal, onde se superiorizou à congénere dos Países Baixos. Na grande final, os futuros médicos da FMUP foram confrontados com um cenário de vítima de trauma por acidente de viação.
“Foi uma oportunidade única representar Portugal nesta competição e contactar com as equipas de outros países”, começa por destacar a team leader Inês Lourenço.
Para a estudante do quinto ano de Medicina, a vitória “é o culminar de um trajeto de sucesso que se iniciou com a competição local, passando depois à competição nacional e às eliminatórias europeias, em que contamos com o apoio permanente e incansável dos técnicos do Centro de Simulação da FMUP”.
Uma prestação exemplar
O júri do concurso, promovido pela Sociedade Europeia de Simulação (SESAM), enalteceu as capacidades de criatividade na resolução de problemas e de adaptação, bem como a capacidade clínica, assertividade e clareza na comunicação da equipa nacional.
Na opinião de Cristina Granja, diretora do Centro Pluridisciplinar de Simulação da FMUP (SIMFMUP), esta vitória “é um enorme motivo de orgulho e torna-se ainda mais especial por ter sido a primeira vez que a Faculdade de Medicina participou nesta competição, representando Portugal”.
Os estudantes premiados esperam agora que esta vitória “surpreendente” sirva de inspiração para futuros colegas aceitarem o desafio e “continuarem a mostrar a excelência da FMUP na área da simulação clínica”.
A vitória em Praga surge após o apuramento nacional alcançado em janeiro, na Covilhã, concluindo assim um trajeto iniciado em outubro do ano passado com os formadores Isabel Pereira e Pedro Cavaleiro, responsáveis pela formação e treino da equipa vencedora.
A prestação dos futuros médicos da FMUP já havia sido elogiada nas anteriores fases de qualificação pelos organizadores da SimUniversity, que destacaram os “altos níveis de dedicação e preparação” demonstrados nas competências de simulação clínica.