O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou o feriado de São João (24 de junho) para visitar a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e conhecer, em primeira mão, a exposição Direitos, Liberdades e Garantias, a inaugurar no início de julho, no Pavilhão de Exposições da FBAUP.
Acompanhado por Lúcia Almeida Matos, Diretora da FBAUP, e pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, Marcelo Rebelo de Sousa teve a oportunidade de acompanhar a montagem da exposição que celebra os 50 anos do 25 de Abril, enfatizando o contributo da Revolução para a consagração, em Portugal, do Estado de Direito Democrático.
Direitos, Liberdades e Garantias desenvolve-se em torno de cinco núcleos, correspondentes a outros tantos direitos garantidos pela Constituição 1976: o direito à expressão, o direito à identidade, o direito à habitação, o direito ao trabalho, e o direito ao património cultural e natural.
Cada núcleo/direito é ilustrado com obras de artistas, designers e arquitetos de várias gerações, na sua maioria estudantes e/ou professores das Belas Artes do Porto.
A inauguração da exposição está marcada para o dia 2 de julho, às 17h30. Depois disso, Direitos, Liberdades e Garantias pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h00 às 18h00, até 26 de outubro 2024, estando encerrada durante o mês de agosto.
A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.