O estudante Óscar Fonseca, do Programa Doutoral MCBiology, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), acaba de ser selecionado para integrar o Junior Board da Comissão Organizadora do 10th Congress of the BioIron Society, que irá realizar-se em Montreal, Canadá, em maio de 2025.
A seleção dos membros do Junior Board foi feita com base nas candidaturas e currículos apresentados por jovens investigadores de todo o mundo que trabalham na área do ferro. No final, a Sociedade Internacional para o Estudo do Ferro em Biologia e Medicina (BioIron) selecionou sete estudantes de doutoramento – entre os quais Óscar Fonseca – e seis pós-doutorados.
Para o estudante, a comunicação em ciência é uma das áreas que mais o estimula. “Já trabalho na área do ferro há quase dois anos, tendo participado em duas conferências internacionais de renome nesta comunidade (o European Iron Club 2023 e 2024) e integrado a COST action “Iron-Sulphur (FeS) Clusters: from Chemistry to Immunology» (FeSImmChemNet), pelo que a possibilidade de poder fazer parte da organização do próximo congresso do BioIron, o maior e mais importante congresso na área da Biologia do Ferro, foi uma oportunidade que não podia deixar passar”, diz.
Para além disso, o projeto de doutoramento que Óscar Fonseca está a desenvolver é focado no fluxo e metabolismo do ferro durante a infeção, numa perspetiva de comunicação intercelular. Por estas razões, explica, “candidatar-me para esta vaga fez todo o sentido. E ter sido escolhido para desempenhar estas funções, junto com outros membros de todas as partes do mundo, permitir-me-á conhecer novas e importantes pessoas na área da Biologia do Ferro, estabelecer novas colaborações e fortalecer as já existentes”.
Fazer parte do BioIron trar-me-á experiências únicas que promoverão o meu desenvolvimento científico e pessoal, aumentando as minhas capacidades de trabalho em equipa e comunicação de ciência”, adianta o jovem investigador.
Como membro do Junior Board, Óscar Fonseca ajudará os membros mais seniores da comissão organizadora na coordenação do congresso internacional em Montreal, onde participará ativamente na preparação do Educational Day, mais concretamente com sugestões de tópicos e/ou speakers, e na seleção organização de sessões de Career Development no mesmo congresso. O doutorando da U.Porto terá ainda oportunidade de contribuir com ideias para a realização de atividades virtuais que possam vir a acontecer entre congressos do BioIron.
A BioIron é uma sociedade científica de grande prestígio, que reúne investigadores de todo o mundo, com reuniões desde 1973. Os congressos da BioIron Society são realizados desde 1997, de dois em dois anos.