Liliano Ferreira e Mariana Lima Rocha, estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), conquistaram o prémio ibérico para o melhor projeto de arquitetura atribuído no âmbito da 34.ª edição do Concurso de Soluções Construtivas Pladur®, com o projeto ‘Infinito Vano’ para a conversão do Refúgio de Elorrieta, na Serra Nevada (Granada).

O projeto – orientado pelo Professor Alberto Lage, coordenador local do concurso Pladur – prevê a preservação dos volumes preexistentes, interligando-os com a criação de um novo corpo que emerge da rocha e de um miradouro sobre o Vale de Lanjarón. A sul, a estrutura existente abriga integralmente a nova escola de alpinismo, enquanto a norte desenha o espaço de receção. A articulação entre os diferentes níveis do projeto é feita a partir de duas escadas helicoidais, garantindo o acesso às áreas de serviços pelas galerias subterrâneas e o acesso aos quartos e espaços comuns pela ampliação.

Para Liliano Ferreira e Mariana Lima Rocha, a expressão dos materiais utilizados “recupera a atmosfera sensorial das galerias preexistentes, como também evoca a presença constante da envolvente paisagística”.

Com o projeto ‘Infinito Vano’, os estudantes da FAUP Liliano Ferreira e Mariana Lima Rocha, venceram o prémio principal do 34.º Concurso de Soluções Construtivas Pladur®. (Imagem: Liliano Ferreira e Mariana Lima Rocha)

Em comunicado, o Júri refere que a proposta destacou-se pela integração do edifício com o ambiente envolvente e a criação de um miradouro concebido para que os visitantes possam apreciar o vale de Lanjarón.

No concurso local FAUP, para além do primeiro prémio atribuído ao projeto ‘Infinito Vano’ dos estudantes Liliano Ferreira e Mariana Lima Rocha, a proposta ‘Sobre las Nubes’ desenvolvida pelas estudantes Ana de Luca, Mariana Paiva Pinho e Gabriela Gonçalves, recebeu o segundo prémio e melhor prémio local BIM.

O júri do concurso local FAUP foi composto pelos docentes Alberto Lage, coordenador do Prémio Pladur na Faculdade (sem voto), José Paulo dos Santos e José Pedro Sousa; Pedro Serôdio, em substituição do vencedor do ano anterior; José Pedro Azevedo, arquiteto; e José Loureiro, representante da Pladur.

A ata do júri do Concurso Local FAUP encontra-se disponível para consulta no site premios.pladur.com/premios-locales-2024.

Nesta edição dos Prémios Pladur®, um total de 900 estudantes de 36 universidades de Espanha e Portugal participaram na recuperação e conversão do Refúgio de Elorrieta, na Serra Nevada (Granada), numa nova escola de alpinismo.

Este espaço, um modelo único de adaptação ao meio e um exemplo de arquitetura tradicional e sustentável, foi construído em 1931 e está situado a 3.187 metros de altitude na Serra Nevada.

Para além dos estudantes da FAUP, a edição deste ano do Concurso de Soluções Construtivas Pladur®, distinguiu ainda os projetos ‘Refugio Climático de Elorrieta’, dos estudantes da ETSA del Vallés Eric Moya Soler e Sílvia Prujà Mayà, e ‘Al límite’ da ETSA de Sevilla, apresentado por Marina Carmona Zabalo, Carolina Carmona Zabalo e Javier González Sánchez.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 14 de junho, na Real Fábrica de Cristales del Real Sitio de San Ildefonso, em Segóvia, e contou com a presença do presidente da câmara do Real Sitio de San Ildefonso, Samuel Alonso, e do diretor do Parque Nacional e Parque Natural da Serra Nevada da Junta da Andaluzia, Francisco de Asís Muñoz Collado, a quem a Pladur® agradeceu todo o apoio recebido durante esta edição.

Por sua vez, o diretor-geral da Pladur®, Enrique Ramírez, destacou a importância de fomentar a colaboração com instituições de ensino superior para contribuir para a construção de um mundo respeitador do meio ambiente: “Sem dúvida, a qualidade dos projetos demonstra o talento dos futuros arquitetos e a sua capacidade para enfrentar desafios de sustentabilidade”.