Chama-se “Exposições Ver do Bago – Visitas Virtuais 360” e é da autoria da 3Decide, uma empresa spin-off da Universidade do Porto especializada em criar visitas virtuais. O projeto foi desenvolvido para a Rota do Romântico, no Porto, e acaba de ser distinguido pelos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A iniciativa destaca a inovação e impacto de projetos no campo da tecnologia aplicada ao património cultural.

“Esta distinção é muito importante para a 3Decide”, refere Carlos Rebelo, CEO da empresa. “É um reconhecimento significativo do nosso trabalho e do impacto que estamos a ter na área. Não só valida os nossos esforços contínuos em criar experiências imersivas e envolventes que combinam história, arte e tecnologia, como também reforça a nossa posição no setor e nos motiva a continuar a investir em soluções criativas”, acrescenta o também antigo estudante de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP)

O projeto “Exposições Ver do Bago” oferece visitas virtuais 360º a três exposições lançadas em outubro de 2023. A tecnologia em questão permite revisitar as exposições passadas e também preservá-las para memória futura, permitindo que os utilizadores da tecnologia as vivenciem de forma imersiva e envolvente.

Comprometida em continuar a inovar e a fundir história, artes e tecnologia, a 3Decide tem como objetivo principal proporcionar experiências interativas tanto no terreno como de forma virtual e remota, alcançando, assim, audiências globais. Os projetos já desenvolvidos pela spin-off U.Porto incluem visitas virtuais guiadas ao vivo, narrativas digitais envolventes com áudio, experiências com headsets de realidade virtual, entre outros.

Atualmente, a empresa está envolvida em vários projetos com a Casa da Arquitectura de Matosinhos, como é o caso do “Matosinhos Não Construídos”, lançado no início deste ano. Trata-se da primeira exposição inteiramente produzida pela Casa de Arquitectura dedicada ao seu arquivo.

“Exposições como esta exigem muito trabalho e, frequentemente, desaparecem à medida que novas surgem. Mas as nossas soluções imersivas de visitas virtuais garantem que esses eventos são preservados para sempre”, explica Carlos Rebelo. E tudo isto de uma forma “inédita e cativante, que envolve o público”.

A 3Decide está, assim, focada em expandir as colaborações com novas instituições culturais e explorar novas tecnologias. Pretendem consolidar a presença em mercados internacionais, levando as soluções a um mercado mais global, e também estabelecer parcerias com outras empresas de tecnologia e instituições cultuais. O objetivo? “Desenvolver projetos que não só preservem o património cultural, mas que também promovam acessibilidade e sustentabilidade”, remata o CEO da empresa.

Sobre os Prémios APOM

São uma das iniciativas mais emblemáticas da Associação Portuguesa de Museologia. Criados em 1994, têm como objetivo distinguir os museus e os seus profissionais em diversos domínios.

A entrega de prémios desta edição aconteceu no passado dia 31 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.