É uma conferência internacional de renome no domínio da segurança informática e chega pela primeira vez a Portugal pelas mãos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Será entre os dias 19 e 21 de junho que a U.Porto vai receber alguns dos mais investigadores reputados na área, no âmbito da a 14.ª edição da ACM Conference on Data and Application Security and Privacy – CODASPY, que se dedica à segurança e privacidade de dados e aplicações.
“A oportunidade de organizar a conferência CODASPY surgiu após a apresentação, na edição de 2022 em Baltimore-Washington DC Area, nos Estados Unidos da América, de um trabalho científico realizado com os alunos André Brandão e Ricardo Mendes. O trabalho conquistou o prémio de melhor artigo no evento e essa distinção promoveu o reconhecimento da comunidade que organiza a conferência. Propus à comissão de direção da conferência a sua organização no Porto, o que foi aceite”, conta João Vilela, docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP e investigador do INESC TEC, a quem cabe a responsabilidade de coordenar a organização da conferência.
Nesta edição, que marca a estreia da CODASPY fora dos EUA, serão abordadas temáticas como a segurança de sistemas (redes de comunicação, internet das coisas e sistemas embutidos), a segurança de sistemas criptográficos, a privacidade de dados, a segurança na web e em dispositivos móveis e o controlo de acesso e autenticação seguros.
O evento conta ainda com a participação de palestrantes convidados de renome. São os casos de Bart Preneel, professor na KU Leuven, Bélgica e membro do Conselho Consultivo da Agência da União Europeia para a Cibersegurança, e de Davide Balzarotti, da Eurecom, escola em França dedicada às ciências digitais, que irá falar sobre malware.
A ACM CODASPY 2024 resulta de uma parceria entre a FCUP e o INESC TEC. Da organização do evento fazem parte, para além de João Vilela, os/as docentes Francesco Renna, Hugo Pacheco, Sandra Alves, Bernardo Portela, Rolando Martins, os/as investigadores/as António Pinto, João Soares e Joana Dumas, para além de Alexandra Ferreira e Isabel Gonçalves, no secretariado. A organização conta ainda com o apoio dos estudantes Mariana Cunha, Óscar Martins, Catarina Gomes, Guilherme Duarte, Guilherme Borges e Carlos Novo.