No passado dia 11 de junho, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em colaboração com o Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia), apresentou duas novas exposições virtuais na Google Arts & Culture: “Desenhar a Paisagem Patrimonial de Arcozelo” e “Uma Estratégia de Mediação: Desenhar a Paisagem Patrimonial de Arcozelo”. 

Estas exposições apresentam o trabalho cocriado entre o Laboratório de Educação para o Património (Bolsa FCT – SFRH/BD/144549/2019), desenvolvido por Cátia Oliveira, no contexto do Doutoramento em Estudos do Património e os alunos do Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner – “Germinar”  – enquadrado no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA).

A exposição “Desenhar a Paisagem Patrimonial de Arcozelo” apresenta o mapeamento das práticas e bens patrimoniais através dos registos gráficos dos alunos, enquanto a segunda, “Estratégia de Mediação: Desenhar a Paisagem Patrimonial de Arcozelo”, testemunha a colaboração significativa entre a Universidade e o Agrupamento Escolar, destacando a importância desta parceria na promoção da educação para o património.

As duas narrativas visuais, compostas por imagens sobrepostas, testemunham uma leitura abrangente do território. Elas exploram a sua morfologia e as relações que nele ocorrem, destacando a interação entre a dimensão rural e costeira da paisagem cultural e patrimonial de Arcozelo, particularmente no lugar da Aguda, em Vila Nova de Gaia.

A participação ativa dos alunos, desde o nível do pré-escolar até ao 2º. Ciclo do Ensino Básico, foi igualmente essencial para o fortalecimento da identidade cultural local e para a criação de uma consciência territorial e dos seus valores patrimoniais.

Senti que a minha sala de aula foi mais do que a sala da escola, foi todo o espaço da minha freguesia”, salientou Duarte Vicente, um dos alunos participantes, na apresentação do projeto à comunidade escolar.

Com este projeto cumpre-se assim uma das missões delineadas pelo Plano Nacional das Artes, reforçando a importância das responsabilidades partilhadas entre agentes do património e da educação. Assim, procuram promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos: para todos e com cada um (Manifesto do Plano Nacional das Artes).

A coordenação do projeto esteve a cargo da investigadora Cátia Oliveira (CITCEM/FLUP – FCT), sob a orientação da docente Maria Leonor Botelho (FLUP/CITCEM), com a colaboração das docentes Pilar Carvalho e Paula Reigoto do Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner.