Vamos Explorar o Mundo? É o desafio/mote dos Campos de Férias de Verão que o Museu de História Natural e de Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) vai promover durante o mês de julho, no Porto e em Paredes de Coura. Em setembro, os Pequenos Naturalistas vão aprender a Colecionar e a Dar a conhecer o Mundo. Ambos os programas já abriram as inscrições.

Em julho, deixamos o museu para trás e partimos à descoberta do património natural com um programa “à medida” de cada aventureiro/a. As atividades no Parque da Cidade do Porto destinam-se a crianças dos 5 aos 9 anos de idade. Já no programa de Paredes de Coura podem inscrever-se crianças e jovens de 10 a 15 anos.

Plano de festas? Observar e documentar a bio e geodiversidade dos locais. Com recursos às técnicas e metodologias utilizadas na investigação científica, os jovens exploradores vão analisar formações geológicas, cobertura vegetal e comportamentos animais, entre outras estruturas e fenómenos fascinantes. Haverá também tempo para conhecer práticas etnográficas e para contactar com o património arqueológico e paleontológico. Pelo caminho, daremos o nosso contributo para a preservação da natureza com ações de monitorização e sensibilização ambiental.

Cada campo de férias terá a duração de uma semana (de segunda a sexta-feira). Para os exploradores dos 5 aos 9 anos de idade, o campo de férias irá acontecer durante o dia. Já para os “mais velhos” (entre os 10 e os 15 anos), será em regime residencial (ver programa e calendarização).

Para mais informações sobre as atividades que permitem Explorar o Mundo, consultar a página do MHNC-UP.

Os Pequenos Naturalistas vão aprender a investigar e preservar as espécies.

O que colecionar, como e porquê?

O mês de setembro no MHNC-UP será dedicado a Colecionar e a Dar a conhecer o Mundo às crianças e jovens dos 5 aos 15 anos.

    Arrancaremos com uma viagem pelos bastidores do Museu e todo o universo das respetivas coleções museológicas. Quem já colecionou? Que objetos? Que coleções podem existir num museu? Como se constroem, investigam, protegem e divulgam as coleções que nos permitem conhecer o mundo? O seu, que é também o nosso, passado, presente e futuro? Quando pensamos em minerais, fósseis, animais ou plantas, que procedimentos existem para a sua recolha, seleção e preservação? E as pessoas que trabalham com estas coleções? Quais são os seus perfis?

    Da arqueologia à botânica, passando pela etnografia e zoologia, durante um ano, vamos construir pequenas coleções e explorar as diferentes áreas científicas representadas no acervo.

    Para isso, o MHNC-UP convida  os Pequenos Naturalistas a tornarem-se Curadores e Conservadores! Toda a informação sobre Colecionar o Mundo aqui.

    Dar a conhecer o mundo

    Divulgar as coleções é partilhar conhecimento, mas é também incentivar a apreciação e o respeito pelo património natural e cultural que é de todos. E para que todos tenham acesso aos “tesouros” do museu, conheçam as histórias por trás de cada objeto e a sua importância para o desenvolvimento da humanidade é necessário comunicar.

    Partindo do universo das coleções e com a ajuda das equipas de comunicação, assessoria de imprensa e mediação cultural, vamos desconstruir todo este processo.

    O programa contará ainda com convidados especializados em diferentes áreas da promoção cultural e científica, educação, investigação, música, artes visuais e performativas, multimédia, entre muitas outras.

    O programa Pequenos Naturalistas pretende “Dar a conhecer o Mundo” aos mais novos. (Foto: MHNC-UP)

    E porque sabemos que cuidamos melhor do que conhecemos e gostamos, para além das atividades habituais, vamos contar as mais surpreendentes histórias sobre plantas, pessoas e outros animais. Tanto de lugares próximos, como remotos e imaginários. Destes e de outros tempos… Vamos Dar a conhecer o Mundo?

    Pequenos Naturalistas é um programa do MHNC-UP que oferece a crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos a oportunidade de explorar a história natural e a ciência num ambiente original e desafiante.

    Através do contacto direto com os espaços e acervo do Museu e da interação com a sua equipa, os participantes terão a oportunidade de explorar a natureza e a cultura, através de atividades que replicam o trabalho de curadoria, conservação, investigação e comunicação que diariamente se realiza num museu de história natural e ciência. É um programa destinado aos mais curiosos Pequenos (grandes) Naturalistas, em que vamos não só descobrir respostas, mas também abrir caminhos e fazer nascer novas perguntas.

    Inscrições e toda a informação disponível aqui.