A Addvolt e a Knok, graduadas da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, conquistaram lugares de destaque no ranking “Fast 500 EMEA” da Deloitte, que lista as empresas de tecnologia com maior crescimento na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). A nível nacional, a Addvolt ocupa o segundo lugar e a Knok o terceiro, numa lista de 16 empresas com um crescimento médio de 810% nos últimos três anos.

A Addvolt, que alcançou a 97.ª posição no ranking global, é uma spin-off U.Porto criada por alumni da  Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). A empresa desenvolve soluções de energia limpa para os transportes, tornando cada veículo mais inteligente e mais sustentável, reduzindo o consumo de gasóleo, as emissões de CO2, o ruído e os custos de manutenção.

Por sua vez, a Knok, que ficou em 146.º lugar a nível global, foi fundada por José Bastos, alumnus da Faculdade de Economia da U. Porto (FEP) e da Porto Business School, e oferece soluções de telemedicina e saúde digital tanto para pacientes como para prestadores de cuidados de saúde.

Cerca de um terço (32%) das empresas nacionais que participaram da primeira edição do ranking “Technology Fast 50 2023” também aparecem neste novo ranking da Deloitte, que lista as 500 empresas tecnológicas de crescimento mais rápido na região EMEA – Europa, Médio Oriente e África.

Este destaque sublinha o notável desempenho das empresas portuguesas no cenário tecnológico internacional. Como resultado, Portugal ocupa o 10.º lugar no ranking da Deloitte, com 16 empresas tecnológicas reconhecidas pelo seu crescimento exponencial.

Em 2023, as duas  empresas criadas por alumnus U.Porto constavam na lista de 50 empresas que registaram um volume de negócios agregado superior a 550 milhões de euros e um crescimento médio de 400%.