Os estudantes da Universidade do Porto Eduardo Martins e Ricardo Marques, contribuíram, esta terça-feira, para a vitória triplamente histórica da Seleção Nacional Universitária de Futsal Masculina, por 65-0, sobre os Emirados Árabes Unidos (EAU), na segunda jornada do do Campeonato Mundial Universitário de Futsal 2024, que decorre em Shangai, na China. Para além de ser a maior goleada na história da competição, esta foi também a segunda maior goleada no Guinness World Records e a maior vitória de Portugal na história da modalidade.
Ricardo Marques, estudante do 1.º ano da Licenciatura em Sociologia da Faculdade de Letras (FLUP), teve um contributo decisivo ao marcar cinco dos 65 golos apontados pela Seleção Portuguesa, comandada pelo treinador José Luís Mendes.
Já Eduardo Martins, estudante do 2.º ano da Licenciatura em Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências (FCUP), foi intransponível na baliza nacional.
Ambos os estudantes defendem as cores do ADCR Caxinas Poça Barca, equipa que milita na I Divisão do Futsal português.
Com este resultado histórico, Portugal prossegue a sua caminhada invicta no Mundial Universitário de Futsal 2024, depois se de ter estreado na Fase de Grupos com outra vitória expressiva – por 8-3 – sobre Marrocos. Segue-se o embate frente a Hong Kong, que vai decidir o primeiro lugar no grupo B.
Equipa feminina já está nas meias-finais
A Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino, atual campeã mundial universitária, já garantiu, por sua vez, a presença nas meias finais do Mundial Universitário de Futsal 2024, ao vencer o grupo B, com duas vitórias em dois jogos.
Portuga iniciou a competição com um triunfo por 5-1 sobre a Polónia. O grande destaque vai para a prestação de Marta Teixeira, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), que marcou um dos golos da equipa comandada pelo selecionador Ricardo Azevedo.
“Sendo este o primeiro jogo, acho que notou-se, no início, alguns nervos, mas nada que, quando a bola rolou, não tenha se dissipado. Começámos a jogar e a mostrar a nossa identidade, o que é jogar à Portugal. Acho que estivemos sempre por cima do jogo (…), e o resultado foi espelho disso”, referiu no final do jogo a atleta do Novasemente GD, em declarações à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Já esta terça-feira, as campeãs em título derrotaram a Nova Zelândia por 7-0, garantindo assim o primeiro lugar e o consequente apuramento para as meias-finais.
O Mundial Universitário de Futsal 2024 é transmitido em direto em www.fisu.tv. Mais informações no portal da FADU.