Já estão apurados os vencedores da edição 2024 do concurso “Selo InovPed”, uma iniciativa da Unidade de Inovação Educativa da Universidade do Porto que tem como objetivo distinguir unidades de formação – já criadas ou a criar – na área da Educação Contínua da U.Porto, que se apresentem como pedagogicamente inovadoras

Este ano, o Júri optou por eleger seis candidaturas a concurso. Entre os projetos distinguidos incluem-se: EBEC-Porto 24h, com a participação de docentes da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP); Educação Artística, Tecnologia e Sociedade, com a colaboração de docentes da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e da FEUP; ou Saúde Digital, com a participação de docentes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia (FFUP).

Do leque de premiados fazem ainda parte os projetos: Internacionalização em contexto escolar: Potenciar a diversidade e a internacionalização na formação de professores, com a colaboração de docentes da FPCEUP, da FCUP, da Faculdade de Letras (FLUP), da Faculdade de Desporto (FADEUP) e da FCUP; Saúde Bem estar e Arquitetura, com a participação de docentes da Faculdade de Medicina (FMUP), da FCUP, da FEUP e da FLUP; e, por último, Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto, com a colaboração de docentes da Faculdade de Arquitetura (FAUP), da FCUP, da FEUP e da FLUP.

O “Selo InovPed” pretende, por um lado, distinguir uma unidade de formação já criada ou a criar, devidamente acreditada no âmbito da Educação Contínua da U.Porto e, por outro, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências transversais, sendo condição obrigatória a existência de um corpo docente multiunidade orgânica.

As propostas vencedoras foram separadas em duas categorias. A “Tipo 1”, destinada às unidades de formação, devidamente acreditadas pelos serviços competentes da U.Porto e que se propunham à obtenção de “Selo InovPed” pela primeira vez.  Neste caso, o valor do prémio atribuído foi de 1000 euros.

A categoria “Tipo 2”, englobou as unidades de formação com a designação “UC InovPed”, com a intenção de renovação do título, com um prémio de 800 euros.

No concurso estiveram envolvidas 11 Unidades Orgânicas e uma Unidade de I&D da U.Porto. No total das seis propostas selecionadas para o prémio “Selo InovPed”, participaram 36 docentes da U.Porto – estando ainda envolvidos, numa das propostas, seis estudantes da U.Porto e quatro docentes de Instituições de Ensino Superior internacionais.