Onze estudantes das faculdades de Belas Artes (FBAUP), de Ciências (FCUP) e de Letras (FLUP) da Universidade do Porto participaram, nos últimos meses, no Programa PairUP: Construindo Carreiras Juntos, uma iniciativa direcionada para a promoção da empregabilidade inclusiva e o desenvolvimento de carreira dos estudantes da instituição.
Privilegiando uma metodologia centrada nas características de cada participante, enfatizando a participação ativa, a colaboração e a aprendizagem experiencial, esta edição do PairUP teve um número reduzido de participantes para permitir uma abordagem mais personalizada e focada nas necessidades e ritmo de cada um.
“Esta estratégia visou maximizar o impacto individual, proporcionando uma experiência de desenvolvimento pessoal e profissional ainda mais rica e direcionada”, nota a equipa do Núcleo Talento e Carreira da U.Porto, responsável pela organização e dinamização do Programa PairUP, que dá continuidade ao anterior Peer2Peer U.Porto.
Imersão no Mercado de Trabalho
Autoconhecimento, construção de currículo, técnicas de entrevista, networking e branding pessoal foram alguns dos tópicos explorados ao longo do programa, através de workshops planeados e dinamizados por profissionais de diferentes setores, sessões em pares e contacto direto com o mercado de trabalho.
Os estudantes participaram também em atividades de team building e tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, experiências de profissionais com diversidade funcional e diversidade de percurso profissional ao longo da integração no mercado de trabalho.
Para esta “imersão no mercado de trabalho” contribuíram as várias visitas, estágios de observação (Job shadowing) e conversas com profissionais que “permitiram aos estudantes observar de perto a dinâmica do mercado e explorar os seus interesses de carreira de maneira mais profunda e significativa”.
Os participantes descreveram, por sua vez, o Programa PairUP: Construindo Carreiras Juntos como uma iniciativa que possibilitou o empoderamento, conexão, união, acolhimento e utilidade.
Esta edição do PairUP contou com o apoio do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos (PRR), especificamente através do Investimento RE-C06-i04 – Impulso Jovens STEAM.