João Cruz , estudante da licenciatura em Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), conquistou a medalha de prata na prova de MTB XCO (Mountain Bike Cross Country Olímpico) do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2024, que terminou este domingo, em São Carlos, Costa Rica.

Um dia depois de ter terminado a corrida de eliminação BTT (XCE) num brilhante sétimo lugar, o ciclista natural de Viana do Castelo partia para a sua prova de eleição com a “expectativa de fazer um bom resultado”. E se o mau arranque deixava antever o pior, João Cruz acabou por recuperar e escalar até ao segundo lugar, apenas superado pelo checo Jan Zatloukal. O alemão Louis Krauss fechou o pódio.

No final da prova, João Cruz, de 20 anos, mostrava-se “muito contente com este segundo lugar. Vinha com elevadas expectativas, depois ter feito uma boa corrida no XCE. Sabia que estava com boas pernas. Entrei com cabeça fria, analisando os adversários. Acabei por atacar e tentar chegar à frente da corrida. Mantive o segundo lugar, sempre a encurtar a diferença para a frente e a aumentar para os meus perseguidores”, referiu, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

A representar Portugal neste Mundial Universitário de Ciclismo 2024 esteve também Beatriz Roxo, estudante da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

A estudante do 3.º ano da licenciatura em Gestão alcançou o seu melhor resultado na prova de fundo, ao ser a oitava mais rápida a percorrer os 80,2 quilómetros do circuito.

Antes, a atleta portuguesa já tinha sido 9.ª classificada na corrida de critério e 13.ª classificada na prova de contrarrelógio individual.

Os dois atletas estudantes da U.Porto foram os únicos representantes de Portugal no Mundial Universitário de Ciclismo, que decorreu entre os dias 29 de maio e 2 de junho, na Costa Rica.