Há uma visita guiada e um percurso artístico para apontar na agenda. Rewilding Time é a última obra do projeto artístico Eternal Forest, da artista e poeta Evgenia Emets. A exposição inaugura dia 3 de junho, às 18h00, e ficará patente na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva até ao próximo dia 30 de junho.
Só nos restam algumas florestas antigas, daí o grito de urgência na defesa da sua integridade fundamental. São cada vez mais escassos os ecossistemas que sustentam espécies-chave de plantas e animais que podem estar à beira da extinção, nomeadamente em Portugal, onde as florestas têm um longo histórico de fragmentação.
Rewilding Time dedicou-se aos carvalhais galaico-portugueses, um habitat prioritário para o lobo ibérico, que desempenha um papel crucial na saúde e equilíbrio do ecossistema. A floresta é, assim, no gesto de Evgenia Emet, retratada como um processo ecológico contínuo, marcado por uma complexidade gradual.
Explorando esta reflexão sobre ecossistemas florestais, a biodiversidade e a complexidade de todo o processo, Rewilding Time vai “estender-se”, interligando o Jardim Botânico da Universidade do Porto com duas áreas florestais protegidas – Corno do Bico e Parque Nacional da Peneda Gerês – e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.
Recuando a tempos primordiais, esta exposição é um convite à reflexão sobre a história de uma floresta antiga.
No dia 4 de junho, pelas 16h30, Evgenia Emets irá promover uma visita guiada pela exposição que, através de um filme e documentos oficiais de conservação da natureza, explora a interação entre os organismos que habitam a floresta. Às 17h30, será apresentado no Jardim Botânico um percurso artístico e uma experiência baseada na pesquisa artística nas áreas florestais protegidas.
No dia 28 de junho, pelas 18h00, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva vai acolher a conversa Rewilding Time. Evgenia Emets e um grupo de cientistas convidados conversam sobre preservação do património natural.
A participação nestes eventos é gratuita, mediante envio de inscrição prévia para o e-mail [email protected]
Rewilding Time surge de uma colaboração com investigadores do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, em particular do Jardim Botânico da Universidade do Porto, e do BIOPOLIS-CIBIO, através de uma prática multidisciplinar orientada pela investigação científica mais recente em torno da recuperação e proteção de ecossistemas.
Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (último acesso às 17h30).