A curta-metragem Défilement, realizada por Francisca Miranda, recém-licenciada em Design da Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), venceu o Grande Prémio Sophia Estudante 2024, promovido pela Academia Portuguesa de Cinema e destinado a estudantes de cinema e audiovisual de todo o país. A 13ª edição da cerimónia dos prémios Sophia, dedicada ao tema “Cinema é Liberdade’, decorreu no Casino Estoril, em Cascais.

O Prémio Sophia Estudante, no valor pecuniário de 5.000 euros patrocinado pela Câmara Municipal de Albufeira, é atribuído àquela que os membros da Academia de Portuguesa de Cinema (atores, realizadores, produtores…)  consideram ser a melhor curta-metragem realizada por um estudante, neste caso em 2023.

Para a jovem realizadora, “foi uma honra receber este prémio aliada à Faculdade de Belas Artes, que me deu a liberdade de poder desenvolver um projeto que, querendo ou não, acaba por fugir às normas do expectável do curso de Design de Comunicação. Mas é também a prova de que a escola nos mune de ferramentas críticas e práticas de diferentes partes, com as quais podemos e devemos construir o nosso todo pessoal”.

Em competição, estavam mais três filmes nomeados: Kintsugi, de Martim da Cunha (Escola das Artes – UCP); Praia da Aguda, de Salvador Gil (Escola Superior Artística do Porto); e Seres Vivos, de Margarida Fonseca (ArCo – Centro de Arte e Comunicação Visual).

A seleção dos quatro nomeados ao Grande Prémio Sophia Estudante 2024 foi realizada a partir das 12 curtas reconhecidas nas diferentes categorias (documentário, animação, ficção, experimental) na cerimónia de entrega dos Prémios Sophia Estudante, que teve lugar em fevereiro passado, no Algarve. Na ocasião, ‘Défilement’ venceu o prémio de ‘Melhor Curta-Metragem Documentário’,  estando ainda nomeado na categoria de «Melhor Cartaz»

A curta-metragem vencedora (ver cartaz), desenvolvida no âmbito do projeto final da licenciatura, transporta a audiência para as fotografias de maior folia do álbum de família de Francisca Miranda: as fotografias dos dias de aniversário. É através das imagens que percorre a mesa cheia e revela os seus maiores desejos e frustrações e dos seus familiares mais próximos.

Sobre Francisca Miranda

Natural de Guimarães, Francisca Daniela Silva Miranda licenciou-se em Design de Comunicação na FBAUP, em 2023.

A sua prática artística desenvolve-se a partir da apropriação, imagem-movimento e colagem, focando-se em provocar diálogo sobre assuntos da atualidade.

Desde 2022, trabalha com o arquivo familiar para criar diálogos intergeracionais, tendo desta exploração já resultado projetos como Domingos e Défilement.

A curta metragem agora premiada nos Prémios Sophia Estudante 2024 já tinha conquistado uma Menção Honrosa na Seleção Ensaios do Festival Caminhos do Cinema Português. Conta ainda com nomeações às mais recentes edições do Porto Post Doc International Film Festival (na categoria «Cinema Novo») e do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão (na categoria de «Melhor Curta Documental»).