António Moreira, antigo estudante de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, há vários anos, Vice-Reitor para os Assuntos Académicos da University of Maryland, Baltimore County (UMBC), faleceu no passado dia 21 de maio, vítima de cancro do pâncreas.

“A sua devoção à UMBC e à excelência académica, a sua integridade e a sua profunda preocupação com os estudantes, o corpo docente e o pessoal permearam tudo o que fez”, pode ler-se na nota de pesar entretanto publicada pela UMBC, onde se destaca o papel preponderante e decisivo de António Moreira em vários projetos da Universidade, cuja ligação se iniciou em 1990 enquanto professor e diretor do Programa de Engenharia Química e Bioquímica.

Na UMBC, foi Pró-Diretor da Faculdade de Engenharia antes de assumir o cargo de Pró-Reitor para os assuntos académicos em 1995. Tornou-se Vice-Reitor em 1997, tendo trabalhado com cinco reitores durante o seu mandato.

Ainda de acordo com a mesma nota, António Moreira “desempenhou um papel importante na promoção da reputação internacional da UMBC, liderando a investigação e a colaboração académica com a Universidade do Porto e Portugal”, tendo sido agraciado pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem Nacional da Educação Pública e recebido o título de Comendador.

Cooperação com a Universidade do Porto

António Moreira esteve na Universidade do Porto em junho de 2023, em visita oficial que se revestiu de grande importância no aprofundamento dos acordos de cooperação académica e de investigação entre a U.Porto e a UMBC.

A agenda da visita incluiu a participação de António Moreira na reunião do Conselho de Diretores das Unidades Orgânicas da U.Porto, um encontro com a Equipa Reitoral, a visita a unidades de investigação da U.Porto e a participação, como palestrante, na Conferência sobre “Governação e Prevenção da Corrupção na Administração Pública”, que teve lugar no Instituto Pernambuco Porto.

Durante estes anos, manteve também uma ligação muito estreita com a Faculdade de Engenharia, tendo sido coordenador do Conselho Consultivo externo do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia – LEPABE. “Nesta função, acompanhou de perto o desenvolvimento de inúmeros projetos de investigação, dando contributos decisivos para a formulação da estratégia do nosso centro de investigação. Foi sempre muito atencioso e solidário com todos os nossos investigadores”, avança Luís Miguel Madeira, diretor do LEPABE.

Sobre António Moreira

Licenciado em Engenharia Química pela FEUP e doutorado em Engenharia Química e Bioquímica pela Universidade da Pennsylvania, António Moreira era vice-Reitor para os Assuntos Académicos e Professor de Engenharia Química, Bioquímica e do Ambiente na UMBC.

Membro de vários comités de aconselhamento das administrações públicas dos Estados Unidos da América, incluindo da Food and Drug Administration (FDA), integrou o Conselho da Diáspora Portuguesa desde 2015.

Entre os vários prémios e distinções que António Moreira conta no seu percurso, destacam-se o ‘NATO Senior Fellowship’ e o ‘PDA James Aggalloco Award’.