O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto é uma das entidades parceiras do IRISCC, um projeto financiado pela União Europeia e que visa fortalecer as estratégias europeias de resiliência climática através da colaboração científica e inovação.
À medida que se enfrentam fenómenos climáticos extremos cada vez mais frequentes, a urgência de desenvolver estratégias eficazes de adaptação e mitigação às alterações climáticas torna-se urgente. Para isso, a investigação e a colaboração internacional emergem como peças fundamentais para compreender e responder aos desafios impostos pelas alterações climáticas, moldando políticas e infraestruturas europeias para um futuro mais resiliente.
É neste panorama que surge o IRISCC – Integrated Research Infrastructure Services for Climate Change Risks, projeto coordenado pelo Natural Resources Institute Finland (Luke), que junta 80 parceiros institucionais, entre os quais o CIIMAR, para fortalecer a capacidade europeia de compreender e mitigar os riscos associados às alterações climáticas.
Emergindo como uma resposta robusta e coordenada ao desafio das alterações climáticas na Europa, o IRISCC foi dotado de um orçamento de quase 15 milhões de euros para operar ao longo de 54 meses.
Ao englobar uma vasta gama de utilizadores — desde a comunidade académica até entidades comerciais, gestores de riscos a níveis local, nacional e internacional, agências internacionais, decisores políticos e a sociedade em geral — o IRISCC propõe-se a fornecer uma resposta coletiva às alterações climáticas, promovendo uma Europa mais resiliente e apta a enfrentar os desafios ambientais futuros.
O papel do CIIMAR
Como parte integrante deste esforço colaborativo, o CIIMAR disponibiliza ao projeto instalações especializadas, incluindo laboratórios avançados, plataformas tecnológicas, coleções de culturas e infraestruturas para aquacultura e experimentação animal, fundamentais para impulsionar a investigação interdisciplinar que o projeto exige.
Para além de facilitar o acesso a infraestruturas de investigação de excelência, o projeto também se dedica a apoiar a formulação de políticas apoiadas em evidências científicas sólidas. Isto será alcançado através da disponibilização de um portfólio acessível de serviços de investigação dedicados à análise de riscos climáticos, bem como pela integração harmoniosa das políticas de acesso e gestão de dados entre as várias infraestruturas envolvidas.
Capacitar as gerações futuras
Adicionalmente, o IRISCC oferecerá programas de formação que prepararão uma nova geração de investigadores capazes de utilizar de forma eficaz estes serviços integrados durante o projeto e no futuro.
A disseminação e a exploração dos serviços e formações oferecidos pelo projeto são uma das nossas atividades principais”, sublinha Päivi Haapanala, gestora do projeto, evidenciando o compromisso com a construção de uma base sólida de conhecimento e prática científica.
O projeto IRISCC é financiado pela União Europeia ao abrigo do número de acordo de financiamento: 101131261.