Fernando Freire de Sousa, antigo estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e atual Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (UP), é o vencedor do Prémio Carreira FEP 2024. O galardão será entregue no Dia da Faculdade, que será assinalado no próximo dia 24 de maio, às 15h30, no Salão Nobre.

Natural do Porto, Fernando Freire de Sousa é licenciado em Economia pela FEP e Doutor em Economia e Finanças Internacionais pela Panthéon-Sorbonne University (Paris, França) e em Relações Económicas Internacionais pela U.Porto. Esteve ligado à FEP como docente entre 1975 e 2010.

Atualmente, e para além da presidência do Conselho Geral da Universidade do Porto, que ocupa desde 2021, desempenha também os cargos de Vice-Presidente da Fundação Casa da Música, membro do Conselho Consultivo do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e do Conselho Municipal de Economia e Presidente do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto.

Desempenhou diversas funções relevantes, como sejam, entre outras, as de Investigador Associado no CEPII (instituto francês de pesquisa em Economia Internacional), Administrador no Grupo BPA, Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização (XIII Governo Constitucional), Presidente do Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, membro de órgãos sociais de inúmeras entidades e empresas e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Colaborou ativamente, enquanto perito e consultor nos domínios regional, europeu e internacional, com o Ministério das Finanças, a Secretaria de Estado do Comércio Externo, o Comité Económico e Social da União Europeia, o Instituto de Defesa Nacional, o ICEP, a Agência de Inovação e a AEP e várias outras associações empresariais. Em representação de Portugal, foi também Co-Chair do Comité de Assuntos Culturais da Comissão Europeia.

Fernando Freire de Sousa destaca-se também como autor de várias obras, sendo a mais recente “Balada da Média Virtude – Outras Hipóteses para a Economia Portuguesa” (em coautoria), publicada em 2021. Escreveu também diversos capítulos de livros, estudos, relatórios nacionais e internacionais e colabora regularmente na comunicação social.

Em março de 2006, foi agraciado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Sobre o Prémio Carreira FEP

Lançado pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP distingue anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

O vencedor é designado por um júri constituído para o efeito, sendo que os antigos estudantes têm a oportunidade de nomear candidatos a esta atribuição.

Este ano, os membros do júri votantes para a atribuição do prémio foram a Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Catarina Roseira, o Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e os antigos alunos Ana Cristina Reis, António Nunes da Silva, Idalina Fernandes, José Redondo e Maria Conceição Sousa.

Nas edições anteriores, o Prémio Carreira FEP já distinguiu nomes como Daniel Bessa, Rui RioElisa FerreiraManuel Oliveira Marques (a titulo póstumo), Miguel CadilheFrancisco OlazabalFernando Teixeira dos SantosRicardo FonsecaAlberto TeixeiraJosé Pinheiro Pinto e Carlos da Silva Costa, Fernando Gomes e José Roquette.