As estudantes Beatriz Carneiro, da Faculdade de Desporto (FADEUP), Carolina Marques e Eduarda Portela, ambas da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, conquistaram duas medalhas de ouro na 12.ª edição da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática (Acro World Cup 2024). A competição decorreu no Complexo Desportivo da Maia, entre os dias 17 e 19 de maio.

Beatriz Carneiro conquistou a medalha de ouro na prova de exercício combinado A estudante do 2.º ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da FADEUP formou equipa com a ginasta Inês Faria e, juntas, somaram um total de 27.190 pontos. Uma pontuação que garantiu à dupla portuguesa o lugar mais alto do pódio e o primeiro ouro numa Taça do Mundo.

Já no dia anterior da competição, as duas ginastas tinham demonstrado um excelente desempenho na categoria dinâmico, onde somaram 26.740 pontos.

Em destaque nesta Taça do Mundo estiveram também Eduarda Portela e Carolina Marques. Fazendo equipa com Joana Pinto, as estudantes das licenciaturas em Bioengenharia e em Engenharia Biomecânica da FEUP conquistaram a segunda medalha de ouro para Portugal na prova de Trio Feminino, em que somaram um total de 28.450 pontos.

No topo mundial da Ginástica Acrobática

Com as duas medalhas conquistadas na Acro World Cup 2024, as três atletas estudantes da U.Porto escrevem mais uma página de ouro num trajeto marcado por várias conquistas em competições internacionais de ginástica acrobática.

Beatriz Carneiro tem alcançado excelentes resultados ao longo dos últimos anos. Nas duas últimas grandes competições internacionais onde participou, Beatriz Carneiro somou duas medalhas de prata nos Campeonatos Mundiais e duas medalhas de bronze no Campeonato europeu, já depois de, na sua estreia internacional no escalão sénior, ter alcançado o segundo lugar do pódio na Taça do Mundo.

Já nos currículos de Eduarda Portela e Carolina Marques, destacam-se as duas medalhas de prata conquistadas nos Europeus de 2023. No mesmo ano, o trio feminino do Acro Club da Maia venceu a medalha de ouro na final da Acro World Cup 2023.

Referência ainda para Lourenço França, Selecionador Nacional de ginástica acrobática. O antigo estudante da FADEUP desempenhou um papel fundamental na preparação da equipa e vem somando excelentes resultados nas competições onde Portugal se tem feito representar, nomeadamente com Beatriz Carneiro.