Vão encerrar-se, no próximo dia 24 de maio, as comemorações alusivas ao 70.º aniversário da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). As celebrações incluirão a tradicional sessão do Dia da FEP, a decorrer entre as 15h30 e as 17h30, a que se seguirá uma conferência da Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Nadia Calviño.

O programa deste dia contará com uma série de intervenções significativas, nomeadamente discursos do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento,  do Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, do Diretor da FEP, Óscar Afonso, do Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), Pedro Teles, e da Representante dos Colaboradores, Cristina Monteiro.

Durante esta cerimónia, a FEP irá receber a certificação “Coração Verde” da LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, pela demonstração de práticas ambientais estruturadas que promovem a sustentabilidade da instituição e do meio envolvente. Este prémio será entregue pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

O evento também será palco da exibição de um filme promocional da FEP, dirigido pelo realizador português Leonel Vieira, e pela entrega de vários prémios aos membros da faculdade. Entre eles incluem-se o Prémio Pool de Talentos FEP 2024, o Prémio FEP Master’s Challenge 2024, o Prémio Professor Carlos Pimenta, Prémio Professor José Silva Costa, o Prémio Carreira FEP 2024 e o Prémio de Excelência em Produção Científica.

Este último é resultado de um protocolo recentemente assinado pela FEP e pelo Grupo Super Bock, com o intuito de impulsionar a produção de artigos científicos que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto.

“No Dia da FEP, teremos a honra de receber a comunidade estudantil, docentes e profissionais do setor para participar neste evento especial. Pretende-se refletir sobre o passado, o presente e o futuro da economia e da educação, em Portugal e no mundo, assim como, realçar e celebrar as conquistas passadas da nossa instituição, as quais vislumbram um futuro promissor”, declara o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Pensar o futuro da Europa

À cerimónia do Dia da FEP segue-se então a conferência intitulada “The role of EIB in face of the EU’s challenges”, a quinta e última sessão do “Ciclo de Conferências FEP 70 anos”, com início marcado para as 18h00.

Nesta sessão, a Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Nadia Calviño, fará uma análise abrangente dos desafios que a Europa enfrenta, incluindo questões sociais, de defesa e segurança, bem como o papel do BEI no financiamento de projetos para solucionar os mesmos.

Nadia Calviño preside ao Banco Europeu de Investimento desde janeiro de 2024. (Foto: BEI)

De nacionalidade espanhola, Nadia Calviño é uma economista e advogada com uma carreira de renome no governo espanhol, onde ocupou o cargo de Vice-Presidente de Espanha, Ministra da Economia, Comércio e Negócios, Ministra da Economia e Digitalização.

Na Comissão Europeia, foi Vice-Diretora Geral para a Concorrência, Vice-Diretora Geral para os Serviços Financeiros e Diretora Geral responsável pelo Orçamento da EU. Para além disso, foi Presidente do Comité Monetário e Financeiro Internacional do FMI e destaca-se pelas suas contribuições nas áreas de desenvolvimento tecnológico e cooperação internacional.

Nesta conferência, os convidados terão acesso a insights valiosos sobre diversas perspetivas, num momento de eleições e mudanças geopolíticas significativas. A moderação da conferência ficará a cargo do Diretor do jornal Público, David Pontes, que também tecerá comentários.

Para mais informações sobre o Dia da FEP 2024, consultar o portal das comemorações dos 70 anos da FEP.