As estudantes Ana Catarina Silva, da Faculdade de Arquitetura (FAUP), e Teresa Adão da Fonseca, da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), foram distinguidas com os Prémios Viana de Lima – Município de Esposende 2024. As galardoadas foram as melhores estudantes dos cursos Arquitetura e de Pintura da Universidade do Porto, respetivamente, no ano letivo 2022/2023.

Vencedora do Prémio de Arquitetura Sílvia Viana de Lima, Ana Catarina Silva manifestou satisfação pelo reconhecimento e “pela ‘sorte’ de ter escolhido o curso certo”, que a trouxe, em 2019, à Casa das Marinhas, uma visita que, partilhou, a marcou.

Nos agradecimentos, a finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura da FAUP referiu o Município de Esposende e a Faculdade de Arquitetura, lembrando também o contributo de quem a acompanhou e ajudou no percurso académico.

Já Teresa Adão da Fonseca, recém-graduada do Mestrado em Pintura e vencedora do Prémio de Pintura Alexandre Viana de Lima, expressou “enorme alegria e enorme gratidão” pela distinção, que considerou um “marco significativo enquanto estudante e artista”.

Mais do que o reconhecimento do seu trabalho, a artista considerou que este prémio representa uma celebração de todos os estudantes pelo esforço, paixão e entrega às artes. Neste contexto, lembrou as mães trabalhadoras que, tal como Teresa Adão da Fonseca, têm neste particular trabalho acrescido.

As premiadas desta 11.ª edição dos Prémios Viana de Lima receberam um prémio monetário no valor de 2.000 euros e ofereceram uma obra/trabalho da sua autoria para integrar o Fundo Viana de Lima. Ana Catarina Silva entregou o trabalho “Arquitetura, o que ninguém nos pede. do duelo ao dueto da linguagem” e Teresa Adão da Fonseca a pintura intitulada “Espelho do Céu – 2023”.

“Honrar Viana de Lima” reconhecendo talentos emergentes

A Vice-Diretora da FAUP, Teresa Calix, felicitou as premiadas, notando que esta distinção configura “um privilégio muito grande”, constituindo o culminar de um percurso académico marcado por muitos desafios. Considerou “bem atribuído” o prémio de arquitetura a Ana Catarina Silva, a quem elogiou a entrega e capacidade de trabalho. Terminou agradecendo ao Município de Esposende a parceria na atribuição destas distinções.

Na mesma linha, a Diretora da FBAUP, Lúcia Almeida Matos, agradeceu à Câmara Municipal a atribuição dos Prémios Viana de Lima e saudou as vencedoras, notando que o curso de Pintura é exigente, destacando, assim, a distinção de Teresa Adão da Fonseca.

“Este prémio é para honrar Viana de Lima” afirmou por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, notando que o arquiteto esposendense “é aqui a figura central, o homem que evoluiu em termos arquitetónicos e que quis passar esse conhecimento para o futuro”.

O autarca deu os parabéns às premiadas desta edição dos Prémios Viana de Lima, dizendo que passam a integrar a “distintiva lista de vencedores”, que, acredita, o serão também no plano profissional na sua área de formação. Referiu, a propósito, que os trabalhos que integram o Fundo Viana de Lima constituem, assim, um importante e valioso acervo.

Na cerimónia, que decorreu na manhã de 17 de maio no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, foi ainda apresentada uma revista dedicada à Casa das Marinhas, da editora AMAG. O momento contou com um momento musical, protagonizado pelas professoras da Escola de Música de Esposende Clara Saleiro, na flauta transversal, e Ana Sousa, ao piano, que interpretaram temas de Vianna da Motta e Eurico Carrapatoso.

Na cerimónia estiveram presentes o Vice-Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Bruno Marques, e Sergio Fernandez, arquiteto e professor com especial ligação à Casa das Marinhas.

Sobre os Prémios Viana de Lima

A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido, em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do arquiteto esposendense Viana de Lima e propriedade da U.Porto.

Dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, de Viana de Lima, o Município de Esposende compromete-se assim a distinguir, anualmente e durante 30 anos, com um prémio pecuniário individual de dois mil euros, os melhores estudantes do curso de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal. Ainda de acordo com o estabelecido, os galardoados oferecem ao Município uma obra/trabalho da sua autoria para o Fundo Viana de Lima.

Através da atribuição destes prémios, pretende-se homenagear e conservar a memória do arquiteto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral.