O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto vai receber, nos dias 24 e 25 de maio, a reunião anual do Laboratório Associado AL4AnimaLs. Trata-se de um evento científico de excelência que trará ao Porto investigadores e estudantes integrados nos diferentes centros de I&D que compõem o AL4AnimalS: o Centro de Estudos de Ciência Animal (CECA-ICETA) da U.Porto, o Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) da Universidade de Lisboa.
Durante os dois dias do evento, serão apresentados os avanços alcançados no último ano, bem como a estratégia e orientações a seguir no futuro em cada uma das várias linhas temáticas exploradas no Laboratório: “Produção Animal Verde”, “Doenças Infeciosas Emergentes e Zoonoses” e “Medicina Comparativa e Translacional e Biotecnologia”
O encontro terá ainda duas sessões plenárias sobre Qualidade da Investigação, Normas de Publicação Científica, o conceito One Health e a Agenda 2030 das Nações Unidas. Temas transversais ao panorama científico nacional e internacional e que enriquecerão a discussão sobre os desafios e oportunidades na investigação desta área.

A 2.ª edição do Meeting AL4ANIMALS decorreu no Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV) da UTAD. Foto: DR
Em paralelo com as sessões plenárias, os investigadores do AL4AnimalS serão convidados a apresentar os seus próprios trabalhos, projetos e avanços científicos nas Sessões de Posters Científicos. A este propósito, Ana Colette Maurício, Diretora do Departamento de Clínicas Veterinárias e do Doutoramento em Ciências Veterinárias do ICBAS e organizadora do evento, enaltece a “elevada qualidade científica” dos trabalhos e projetos submetidos para apresentação.
Segundo a docente, aquela que será a primeira Reunião regular do AL4AnimalS organizada pelo CECA-ICETA promete também ser um momento de reforço das “excelentes colaborações estabelecidas dentro dos grupos de investigação” que integram o Laboratório, mas também com a comunidade cientifica nacional e internacional e com o tecido empresarial.
Mais informações na página do evento.