Realizou-se no passado dia 9 de maio, no Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a sessão “A Psicologia e as Ciências da Educação na U.Porto: contexto, afirmação e formação”, um evento integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
Ao longo da tarde, houve espaço para refletir sobre a história e evolução das áreas de Psicologia e Ciências da Educação na U.Porto, celebrando a relevância dessas áreas na formação académica e profissional ao longo das últimas cinco décadas, e honrando aqueles que dedicaram suas carreiras ao crescimento e sucesso da FPCEUP.
A abertura da sessão foi conduzida por Henrique Vaz, membro do Conselho Executivo da FPCEUP, por Carmo Antunes, presidente da AEFPCEUP, e por Pedro Nobre, Diretor da FPCEUP, que destacou a importância da Revolução de Abril na consolidação do regime democrático em Portugal e no desenvolvimento das áreas de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto.
Seguiram-se as alocuções dos Professores Eméritos Bártolo Paiva Campos (Psicologia) e José Alberto Correia (Ciências da Educação), que partilharam suas experiências e reflexões sobre os desafios e conquistas na formalização e afirmação desses cursos superiores em tempos democráticos.
A sessão prosseguiu com Marina Serra Lemos (Psicologia) e Maria José Magalhães (Ciências da Educação), docentes da FPCEUP, enquanto estudantes da primeira edição dos respetivos cursos. DOis testemunhos que serviram para lembrar, na primeira pessoa, os primeiros anos das formações e a relevância dessas áreas científicas no contexto educativo da U.Porto.
No ponto alto da sessão, foi realizada uma homenagem especial a todos/as os/as docentes e técnicos/as aposentados/as da FPCEUP, reconhecendo suas significativas contribuições para a faculdade, desde os mais recentes até os mais antigos aposentados. Este momento destacou o profundo impacto e legado deixado por esses profissionais na história e desenvolvimento da instituição.
O evento terminou com um Porto de Honra, proporcionando um momento de convívio e celebração entre todos e todas.