Num esforço para fomentar a aprendizagem ao longo da vida e o intercâmbio de boas práticas, a Aliança EUGLOH – European University Alliance for Global Health, financiada pelo programa Erasmus+, organizou um Workshop de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) no contexto do “Work Package 4: Employability and Lifelong Learning”, liderado pela docente Carla Carmelo Rosa, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
O evento, que teve lugar em Lund, Suécia, nos dias 9 e 10 de abril, teve como objetivo partilhar estratégias, experiências e boas práticas institucionais de aprendizagem ao longo da vida como o primeiro passo para a criação de um Plano de Ação para um programa EUGLOH de Aprendizagem ao Longo da Vida para apoiar o “upskilling” e “reskilling” de profissionais.
Liderado pela Universidade do Porto e pela Universidade de Lund, o workshop atraiu 20 participantes das nove universidades que integram a EUGLOH. Com uma gama diversificada de experiências e conhecimentos, os participantes reuniram-se para aprofundar experiências e boas práticas.
O workshop “Exchanging Experiences and Best Practices in Lifelong Learning” foi estruturado em torno de três vertentes: Partilhar, Inspirar e Planear, de modo a fornecer uma melhor orientação ao grupo de trabalho para preparar as bases para a definição de um Plano de Ação EUGLOH para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Forneceu ainda uma plataforma para discussões robustas e sessões interativas, estabelecendo as bases para colaborações significativas sobre o tema da Aprendizagem ao Longo da Vida.
Através de apresentações envolventes e sessões práticas, os participantes mergulharam nas estratégias institucionais e no panorama da aprendizagem ao longo da vida nas instituições parceiras, nas suas regiões e países, como base para a cocriação da visão do Plano de Ação para implementar um Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida EUGLOH.
Preparar o futuro em conjunto
Um dos destaques do workshop foi a apresentação de tópicos atuais e tendências (“hot topics”) relacionados com as estratégias institucionais de aprendizagem ao longo da vida em cada uma das instituições de origem dos parceiros. Conseguiu-se, desta forma, identificar desafios comuns e diferenças estruturais, nomeadamente diferentes níveis de normas académicas regulamentadas e de envolvimento e reconhecimento do corpo docente.
Através de metodologias colaborativas, os participantes puderam destacar aspetos que deveriam ser priorizados para criar uma Estratégia de ALV na EUGLOH e identificar o que deveria ser mapeado, comparado e eventualmente replicado para a ALV na EUGLOH.
O Workshop de Aprendizagem ao Longo da Vida sublinhou a importância do desenvolvimento profissional contínuo e da troca de conhecimentos no cenário em constante evolução do ensino superior. À medida que as universidades europeias continuam a abraçar os princípios da aprendizagem ao longo da vida, iniciativas como este workshop servem como catalisadores para a inovação e a excelência na educação, alinhadas com os objetivos da União Europeia e da iniciativa “Universidades Europeias”.
Olhando para o futuro, os participantes mostraram-se ansiosos por aplicar os conhecimentos adquiridos no workshop nas suas respetivas instituições, impulsionando mudanças positivas e promovendo uma cultura de aprendizagem interdisciplinar ao longo da vida em toda a Europa. Com esforços contínuos de colaboração entre as universidades parceiras, a jornada rumo à excelência educacional e à melhoria contínua permanece firme.