A Universidade do Porto e a Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (EAPN Portugal) formalizaram, no passado 10 de maio, um protocolo de cooperação com vista à promoção da colaboração técnico-cientifica entre as duas entidades nos domínios da investigação, do ensino e da formação profissional.
Nas palavras do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, o acordo assinado na Biblioteca do Fundo Antigo (à Reitoria) ” tem por objetivo capacitar a EAPN Portugal com estudos e trabalhos” realizados por investigadores da Universidade, no sentido de “contribuir no combate à pobreza de forma mais eficaz e profissional”.
Para além da vertente científica, a parceria prevê ainda a dinamização de formações conjuntas (cursos, workshops, seminários, entre outras) e a realização de estágios académicos por estudantes da U.Porto nas estruturas da EAPN.
“A pobreza existe, continua e é um gosto para Universidade poder colaborar nesta rede para se associar a um projeto de tamanho valor. Podem contar sempre connosco”, vincou António de Sousa Pereira.
Já o Presidente da Direção da EAPN Portugal , Padre Agostinho Jardim Moreira, enalteceu o que considera ser um “um momento histórico” para a instituição que trabalha “há mais de 30 anos para erradicar a pobreza”.
“As causas da pobreza são essencialmente causas estruturais e, para resolver problemas estruturais, necessitamos de repostas estruturais e pluridisciplinares. Daí a necessidade de termos instituições que possam ajudar a identificar e a solucionar causas estruturais”, explica o responsável, acrescentando que “as academias são uma extraordinária mais-valia nesta missão”.
O acordo agora assinado vem igualmente reforçar as colaborações pontuais que a EAPN Portugal vem mantendo, nos últimos anos, com várias faculdades da U.Porto. “Agora, podemos ter um trabalho articulado, com capacidade de ser muito profícuo na promoção da dignidade humana”, lança o Padre Agostinho Jardim Moreira.