Já foi a um museu à noite? Sabe o que é um Museuspaper? Vamos ter entradas gratuitas, mas não só. Vai poder visitar o museu “fora de horas” e participar em iniciativas à escala municipal e internacional. Dias 16 e 18 de maio, há um mundo de segredos para descobrir no Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).

“Museus para a Educação e a Investigação” é o lema que o ICOM (International Council of Museums) elegeu para o próximo dia 18 de maio, mundialmente celebrado como o Dia Internacional dos Museus.  É um dia reservado para realçar “a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural”. E é isso mesmo que iremos promover.

No Polo Central do MHNC-UP, ao edifício histórico da Reitoria da U.Porto, e na Galeria da Biodiversidade, ao Jardim Botânico, as portas estarão abertas das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 20h00 e, atenção, das 21h00 às 23h00. Esta é, por isso, uma oportunidade rara de experimentar a Noite Europeia dos Museus.

Quem participar no Museuspaper, é provável que seja também desafiado, durante o dia, a cruzar as portas da Universidade. Como o próprio nome indica, será um exercício de peddy paper da autarquia do Porto, envolvendo todos os museus da cidade que no próximo sábado, dia 18 de maio, se abrem ao público para dar a conhecer o seu património vivo.

Uma vez dentro do MHNC-UP… é provável que encontre, ao alcance da mão, alguns “tesouros escondidos”. Mais especificamente, algum livro que chame a atenção pelo facto de estar num local que pareça… inusitado, ou esquecido. Se acontecer, isto é? Um Livro no Museu. A Assarapanto é uma associação cultural que escolheu os livros nos sarapantar. Por isso, alguns membros desta associação andaram pelas salas e corredores dos museus e “esqueceram” alguns livros pelo caminho… Cada um será etiquetado com uma breve explicação da iniciativa. O que pedimos? Que venha muito atento! Os livros serão oferecidos a quem os encontrar.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM e comemorado anualmente no dia 18 de maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.

Na quinta-feira anterior, dia 16 de maio, a Galeria da Biodiversidade também estará de portas abertas, com entrada livre. O pretexto é celebrar a contribuição da comunidade científica para o avanço do conhecimento, do progresso e do bem-estar da sociedade. Foi por este motivo que se instituiu, por resolução da Assembleia da República, o Dia Nacional dos Cientistas.

Porquê a 16 de maio? É a data de nascimento do cientista que foi também Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior José Mariano Gago. Foi a forma escolhida para homenagear o seu legado.