Menos de um ano depois da estreia absoluta, os Díada voltam a apresentar-se na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto sendo que, desta vez, o grupo vem acompanhado. Vão subir aos palco mais dois músicos com uma sonoridade característica da música tradicional irlandesa: o violino. O concerto dos Díada & Amigos acontece no dia 20 de janeiro, às 21h00 e tem entrada livre.
Apesar da vivacidade (ou talvez por causa dela) que caracteriza a música irlandesa, os músicos sempre se abriram a influências provenientes de outras regiões. Por outro lado, a emigração dos irlandeses para a América do Norte fez com que a sua música estivesse na origem de outras sonoridades que, embora tenham desenvolvido características próprias, mantiveram o cunho da Ilha Esmeralda.
O espetáculo que os Díada & Amigos trazem à Casa Comum vai, precisamente, comprovar este contágio cultural. A Colm Larkin, no bouzouki, e Sandro Bueno, na flauta transversal e tin whistle, vão juntar-se dois violinistas: o americano Paul Woodiel e o português João Valente. Este último viaja frequentemente pela Irlanda, especialmente pela região de Donegal, tendo construído o seu repertório em contacto direto com os músicos tradicionais.
O que poderemos, então, esperar deste concerto? Podemos contar com música tradicional, mas expandida. Avançaremos um pouco para além da tradição irlandesa, com uma apresentação de música do norte e oeste da Europa com uma forte ênfase no violino, incorporando, por exemplo, temas da Escandinávia, mas com um piscar do olho à tradição americana, mostrando como, afinal, este repertório é fortemente devedor dos estilos das Ilhas Britânicas.
A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação da sala.