É mais uma iniciativa que surge no âmbito do programa Química para a vida – António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), promovido pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP). Quem passar pelo Laboratório Ferreira da Silva na noite de 3 de novembro, vai poder assistir a um sarau científico durante o qual o docente e investigador Sérgio Rodrigues contará A História Química de uma Vela…
O que poderemos retirar do processo de combustão de uma vela? A História Química de uma Vela, de Michael Faraday corresponde a um conjunto de palestras (seis) realizadas pelo físico e químico britânico no Natal de 1860, na Royal Institution, em Londres, destinadas a um público jovem. Seriam posteriormente publicadas em 1861 e traduzidas para português, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, em 2011.
Estas seis “lições” constituem um notável conjunto de demonstrações experimentais que, ao longo de mais de 150 anos, serviu de inspiração a químicos e cientistas de outras áreas.
Na noite de 3 de novembro, serão realizadas algumas destas demonstrações, e outras mais recentes, que ilustram vários aspetos científicos e a evolução do conhecimento nos últimos 150 anos.
O sarau tem início às 21h30. A entrada é livre, ainda que limitada à lotação do espaço.
Sobre Sérgio Rodrigues
Sérgio Paulo Jorge Rodrigues é Professor Auxiliar no Departamento de Química da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Química de Coimbra – Instituto de Ciências Moleculares.
A sua área de investigação foca-se nos domínios da química teórica e computacional e respetivas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Criou e é responsável pelo projeto “Percursos Químicos”, que procura tornar visíveis as contribuições desta ciência para a sociedade.
Publicou, no Ano Internacional da Química, 2011, com Isabel Prata, pelas Imprensa da Universidade de Coimbra e Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), a tradução e notas da História Química de uma Vela, de Michael Faraday. Nesse mesmo ano, com Filipa Oliveira, fez uma adaptação das Lições de Faraday, que foram apresentadas em todo o país com o apoio dos Museus de Ciência de Coimbra e Lisboa e da SPQ..