Pensado para quem quer aprender a programar, o Warpchase, desenvolvido pelo docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, Hugo Simões, é uma nova competição de programação online.
“Trata-se de um jogo multijogador de programação, gratuito e de livre acesso, através de computador e dispositivos móveis. Os participantes podem jogar e programar, utilizando os seus smartphones”, conta o docente.
O jogo, aparentemente simples, tem uma base lúdico-pedagógica que o docentequer divulgar. “O Warpchase consiste em dois bots de programação por equipa que devem “perseguir os pontos, power-ups ou outros bots consoante a estratégia do jogador.”
É possível jogar sozinho, num modo cooperativo, ou em equipa, sendo que a ideia é utilizar as táticas mais eficientes para conquistar mais pontos ou ganhar o jogo, retirando pontos à equipa adversária.

O docente Hugo Simões tem dado a conhecer o novo jogo Warpchase pelos estudantes da FCUP. (Foto: SICC.FCUP)
De regresso à FCUP após alguns anos a trabalhar na indústria, Hugo Simões já dinamizou uma primeira ação de divulgação do jogo na faculdade, no átrio do edifício FC4/FC5, no dia 25 de setembro.
O objetivo deste evento foi incentivar estudantes, dos vários departamentos, que por lá passaram, a criar os seus próprios programas em cada telemóvel. O feedback da ação foi positivo: “Alunos de vários departamentos aproximaram-se do balcão e, mesmo aqueles que (ainda) não sabem programar, ficaram curiosos pelas possibilidades então demonstradas”, revelou o docente.
Num futuro próximo, Hugo Simões pretende organizar sessões de programação na FCUP para quem quiser iniciar ou aperfeiçoar as suas competências nesta nova competição.
A linguagem de programação utilizada no jogo é a Prequel (Primitive RECursive driven programming Language), desenvolvida pelo docente da FCUP, em 2017.