A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) inaugura, no próximo dia 10 de outubro, pelas 18h00, a exposição Ferreira da Silva/Química para a vida, uma vida de química. Trata-se de uma iniciativa integrada nas comemorações do centenário de António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923). Ficará patente até ao próximo dia 1 de junho.
No total, vão estar expostos cerca de 80 documentos e instrumentos de diversa natureza. São pistas que pretendem desenhar um roteiro ou contar a história possível do percurso académico e científico do investigador e professor Ferreira da Silva, desde os tempos de estudante.
Entre os objetos que integram a exposição incluem-se um eletroscópio, “particularmente útil para medir a radioatividade em águas termais”, como explica Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).
Vamos poder ver também um microscópio ótico, “o melhor que a Zeiss vendia na altura (1898) para estudos microbiológicos”, para além de “massas de mercúrio em ampolas de vidro, de grande precisão, que serviam para calibrar balanças”.
Há ainda objetos que se encontram “diretamente associados às análises que se faziam no laboratório municipal, um sacarimetro para medir o teor de açúcar em bebidas, um refratómetro para caracterizar gorduras, um alambique e alcoometros para determinar a quantidade de álcool no vinho e bebidas licorosas, etc”, afirma Marisa Monteiro.
Nesta exposição serão ainda dados a conhecer alguns objetos do acervo de instrumentos históricos do MHNC-UP, livros do Fundo Antigo da Universidade do Porto e documentos do Arquivo Ferreira da Silva, bem como uma seleção de fotografias cedidas pela família.
Com entrada livre, a mostra ficará patente na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) até ao dia 1 de junho de 2024 e pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 8h30 às 19hoo.

Um microscópio óptico com mais de 130 anos é um dos objetivos que podem ser apreciados na Biblioteca da FCUP. (Foto: DR)
Sobre António Ferreira da Silva
Natural de Oliveira de Azeméis, Ferreira da Silva foi diretor do Laboratório Municipal de Química do Porto (1883), fundador da Academia de Ciências de Portugal (1907) e o primeiro presidente da Sociedade Química Portuguesa (1911).
Foi professor de Química na Academia Politécnica do Porto, sendo o diretor da instituição quando a Academia deu origem, em 1911, à hoje centenária Universidade do Porto.

Ferreira da Silva no Anfiteatro de Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. (Foto retirada da coleção Manuel Ribeiro da Silva)
António Ferreira da Silva dá nome ao mais destacado prémio de Química atribuído em Portugal.
Em 2021, no ano em que se celebrou o 110.º aniversário da Universidade do Porto, o MHNC-UP devolveu à cidade um espaço emblemático na história da química em Portugal: o Laboratório Ferreira da Silva