A Smartex, uma startup incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi distinguida com o Born from Knowledge Award, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI) no âmbito dos Altice International Innovation Awards.
Fundada por António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, todos eles alumni da Faculdade de Ciência da U.Porto (FCUP), a Smartex – que estava igualmente na corrida ao Altice International Innovation Award, atribuído em parceria com a ANI – é responsável pela criação de uma tecnologia de visão por computador e inteligência artificial que deteta defeitos em têxteis em fase de produção.
Integrada na produção de várias empresas têxteis portuguesas, a tecnologia criada pela recente vencedora da competição de pitch da Web Summit 2021 garante uma rastreabilidade de defeitos próxima de 100%, permitindo um retorno do investimento em menos de um ano, além de assegurar uma poupança de mais de 2 milhões de toneladas de água, 166.320 kWh de energia e de 41.338 quilos de emissões de CO2.
A distinção Born from Knowledge Award garantiu à spin-off da U.Porto a possibilidade de concretizar um projeto-piloto com o Grupo Altice, com uma duração mínima de nove meses, para além de um prémio monetário de 50 mil euros.
“A Smartex tem vindo a demonstrar que a solução que desenvolveu tem óbvias mais valias face à concorrência. Ao permitir não só a redução dos custos de materiais e de produção numa indústria com enorme tradição em Portugal, a qual tem sido, de resto, um exemplo na capacidade de inovação no país, mas também ganhos ambientais significativos, faz com que esta startup seja um caso de sucesso sobre o qual vamos ouvir falar bastante nos próximos anos.”, referiu João Borga, administrador da ANI, aquando da entrega do prémio.
Sobre a Smartex
A Smartex nasceu, em 2018, depois da participação na Escola de Startups da UPTEC e pouco depois foi selecionada para integrar o HAX, do grupo de Venture Capital SOSV, o maior programa de aceleração de empresas de hardware do mundo.
Já em 2020, os fundadores da startup foram eleitos pela Forbes para o ranking dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos, na categoria de Manufacturing & Industry.
A startup da UPTEC, que também tem escritórios em Shenzhen (China) e em São Francisco (EUA), conta atualmente com 30 colaboradores e tem vária vagas em aberto para duplicar a equipa.